O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Segundo o filósofo Confúncio, é possível prever o futuro se analisarmos os fatos ocorridos no passado. Nesse viés, a depressão entre a juventude brasileira é um transtorno mental que perdura na sociedade contemporânea, visto que o país carece de investimentos no sistema de saúde, além de serem impostos padrões aos adolescentes, prejulgados como o "futuro da nação". Sendo assim, são necessárias medidas que visem a diminuição dos casos da doença mencionada entre os jovens.


Em primeiro plano, é indubitável destacar que, mesmo após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil demanda alterações mais eficazes na área da saúde pública. Com superlotação nas unidades, demorado atendimento e ausência de profissionais, a desvalorização desse setor corroborou para o espanto da população jovem, gerando revolta, tristeza e isolamento. Este último comportamento, de acordo com os princípios da solidariedade orgânica desenvolvidos pelo sociólogo Émile Durkheim, é um sintoma propício para causar a depressão, em razão de que não haverá a interdependência entre os relacionamentos humanos.


Em segundo plano, a pressão social enfrentada pelos adolescentes para se tornarem profissionais renomados, e a exigência ao cumprimento de padrões (de beleza, por exemplo) divulgados nas redes sociais, são outros fatores que prejudicam a saúde mental. É exatamente o que ocorre em "13 Reasons Why", uma série americana que esclarece como é a depressão e que se ela não for tratada, o próprio jovem pode cometer suicídio, como meio para livrar-se de todo estresse, dando fim a uma vida nunca desvendada.


Em suma, infere-se que a epidemia do século XXI merece ações que a amenizem. Portanto, urge que o governo brasileiro invista na saúde, através da disponibilidade de verbas, com o propósito de aumentar a quantidade de pesquisas realizadas sobre o transtorno e de formar médicos mais capacitados. Ademais, as escolas devem orientar os pais ou responsáveis, por meio de palestras, sobre como dialogar com os filhos as questões profissionais da vida deles, e como ignorar os paradigmas impostos pelo mundo virtual. Assim, a depressão será combatida e observada pelo pensamento de Confúncio, como algo que foi solucionado no passado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!