O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O Sistema Único de Saúde — criado pela Constituição de 1988 — assegura a todos os indivíduos o direito à saúde, cabendo ao Estado exercer esse dever. Contudo, isso não acontece na prática quando analisamos a questão da saúde pública brasileira. Sendo assim, nota-se grandes problemas a ser enfrentados, entre eles, o subfinanciamento e o má gerenciamento administrativo.


Em primeiro lugar, é evidente que a saúde pública sofre com um sistema defasado e com investimentos insuficientes, visto que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, apenas 3,6% do orçamento do governo federal é destinado à saúde, percentual abaixo da média mundial. Desse modo, percebe-se que o sistema de saúde não é uma prioridade no Brasil, logo, medidas devem ser tomadas para mudar a inércia do Governo e melhorar os investimentos.


Além disso, é notório que a saúde pública é afetada por uma inaptidão gerencial e um déficit profissional que corroboram para o aumento da desigualdade nos atendimentos em diferentes regiões, pois, segundo o Conselho Federal de Medicina, a maioria dos médicos estão distribuidos de forma discrepante pelo país, prevalecendo principalmente nas capitais. Dessa maneira, é inaceitável que um sistema de saúde universal permaneça nessa situação de desigualdade regional.


Portanto, para que os ideais de universalidade, equidade e integralidade do Sistema Único de Saúde não sejam apenas uma proposição teórica mas se torne uma medida prática é necessário que o Estado estabeleça a saúde como uma prioridade por meio de maiores investimentos nos setores responsáveis, com o objetivo de combater o subfinanciamento e a defasagem do sistema. Ademais, cabe ao Ministério da Saúde promover a igualdade de atendimento nas regiões por intermédio de uma política de descentralização regional, visando a redistribuição dos profissionais de forma equitativa e a priorização de regiões mais necessitadas. Somente assim, o Brasil poderia melhorar a saúde pública.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!