O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A obra " O Cortiço", do romancista Aluísio De Azevedo, retrata a vida de Pombinha, uma jovem inocente que foi abusada por uma prostituta. Não distante da ficção, no cenário hodierno brasileiro inúmeras crianças são vítimas da pedofilia, principalmente no ambiente virtual. Isso ocorre, ora em função do monitoramento irregular da familia nos aparelhos das crianças, ora pela falha fiscalização governamental nas redes sociais. Assim, hão de ser analisados tais fatores, afim de liquidá-los de maneira satisfatória.


A priori, é imperioso destacar que a pedofilia nas plataformas digitais, é fruto da supervisão irregular dos responsáveis nos dispositivos dos filhos. Isso porque, mediante a ausência de uma orientação adequada o menor é exposto a diversos conteúdos, facilitando a atuação de pedófilos. Esse panorama evidencia-se, por exemplo, quando ocorre a divulgação de dados como idade, endereço e gostos pessoais da criança, atraindo e possibilitando ao pedófilo a criação de perfis que se assemelham ao da vítima, abrindo portas ao bate papo sem inspeção alguma, tornando-os vulneráveis. Logo, é substancial a mudança desse quadro.


Ademais, urge pontuar que a pedofilia na internet, deriva, ainda, da escassa fiscalização governamental, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Consoante ao pensamento do contratualista Jacques Rousseau, de que a sociedade estabelece um "contrato social"com o Estado, afim de garantir a proteção dos indivíduos e manter sua dignidade, mostra-se que os direitos das crianças não estão sendo assegurados conforme o "contrato". De fato, no Brasil há um enorme descaso em relação a tal demanda. Com diversas tecnologias disponíveis atualmente, observa-se a falta de um sistema padronizado de dados, que evetualmente auxiliaria para combater essa questão. Desse modo, faz-se mister a reformulação desta postura estatal de forma urgente.


Depreende-se portanto, a necessidade de combater a pedofilia nos meios virtuais. Nesse âmbito, é indispensável que a familia - pais, tios, avós ponha limites no tempo de uso nas redes virtuais, por meio do supervisionamento e conversas, sobre quais conteúdos devem ser acessados, orientando- os. Além disso, o Ministério da Justiça em conjunto com o Ministério da Tecnologia, devem por intermédio de leis, criar programas e ferramentas tecnologicas com o intuito de realizar a segurança e proteção nos dispositivos das crianças, visando encontrar e punir possiveis pedófilos. Por fim, atos como o que aconteceu com a jovem Pombinha serão extinguidos das esferas digitais.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!