O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema : Os desafios da educação ambiental.


O período Árcade do século XVIII trabalhava com a valorização do campo, da natureza e das coisas simples. Contudo, a situação não é a mesma na contemporaneidade. A poluição, o consumismo, a ganância por riquezas e a exploração do meio ambiente tem ocasionado sérios danos. Além disso, a falta de conscientização dos indivíduos em relação à natureza está cada vez maior.


É elementar abordar que a partir da Primeira Revolução Industrial ocorreu um aumento alarmante da poluição e do consumo por conta das máquinas e da intensidade que eram trabalhadas. Diante dos fatos, o meio ambiente passou ficar em segundo plano. Prova disso são os problemas ocasionados como o Mar de Aral a intensificação do aquecimento global e o "buraco" na camada de ozônio.


Ademais, o pensamento das pessoas por riquezas em detrimento do próprio meio faz com que explorem os recursos naturais de maneira exagerada na expectativa de obter lucro e poder empresarial. Como foi o caso da exploração do ecossistema na época do Brasil colônia, onde ocasionou a quase extinção do pau-brasil e de outros recursos.


Diante do exposto, é necessário que o Governo juntamente com a Educação Ambiental proíbam o consumo e a exploração exagerada da natureza. Em seguida o MMA (Ministério do Meio Ambiente) deve propor estratégias econômicas e sociais para a melhoria da qualidade do ambiente e uso sustentável dos recursos naturais. Por fim, os professores das escolas devem incentivar os alunos a valorizar o ecossistema por meio de palestras e ações como plantações de árvores. Dessa forma, será possível ter um ambiente sem danos colaterais.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!