O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre


Tema: A questão da violência contra a mulher no Brasil contemporâneo.


A declaração universal dos direitos humanos promulgada pela ONU em 1948, garante segurança a todos os indivíduos, independente de gênero, cor, raça e classe social. Entretanto, a persistência da violência contra a mulher no Brasil, leva a acreditar que o direito a segurança não está sendo desfrutado por todos. Diante disso, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.


Primeiramente, é importante destacar que grande parte das agressões ocorrem em casa, no seio familiar, isso acontece porquê existe nas famílias brasileiras a cultura do machismo, o que sem dúvidas é um dos principais contribuintes para tal negligência, pois se fundamenta em uma sociedade patriarcal e misógina que vem desde a antiguidade.



De acordo com o portal de notícias G1, de cada 4 mulheres, 1 não denuncia o agressor por depender financeiramente dele. Nesse contexto, é fato que a submissão e a inferiorização da mulher, estão diretamente ligadas com a dificuldade de inserção no mercado de trabalho juntamente com a desigualdade salarial. Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema.



Em primeiro lugar, o Estado deve intervir de forma mais eficiente, isso inclui pena maior para agressores, juntamente com a criação de políticas públicas que tenham como intermédio garantir mais direitos as mulheres no mercado de trabalho, pois é fato que o mesmo é desigual entre os gêneros. Por conseguinte, o Ministério da Educação (MEC), deve promover discussões no meio estudantil a respeito do machismo, para que haja conscientização e posteriormente, a formação de uma geração mais igualitária, como está previsto na declaração universal dos direitos humanos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!