O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Na minissérie americana "Olhos que Condenam", são apresentados cinco adolescentes negros menores de dezoito anos. Sobretudo, com uma tragédia acontecida no Central Park, são acusados de um crime que não cometeram, sendo levados para julgamento e, então, injustamente presos. Fora da ficção, esse é o objetivo para querer diminuir a maioridade penal no Brasil: jovens menores de dezoito anos que praticam crimes, precisam responder pelo seus atos, assim, levando a um grande debate de pessoas contra e a favor. Nessa perspectiva, diminuir a maioridade penal para dezesseis anos não será a solução, visto que a grande desigualdade social e a falta de acesso a educação escolar corroborarem com o problema exposto.
Em primeiro lugar, é importante destacar que por conta da grande desigualde social, nem todos os adolescentes têm uma boa condição financeira, logo, precisando procurar outros meios de conseguir dinheiro e sustentar sua família, levando-os para a solução errada. Na série da Netflix "Good Girls", por exemplo, três mães assaltam um supermercado por estarem sem uma boa condição financeira, sendo logo interrompidas por uma autoridade maior. Assim, os jovens menores que não conseguem uma oportunidade, acabam sendo direcionados à vida do crime.
Por conseguinte, observa-se que a falta de uma boa educação escolar agrava mais ainda o problema, por causa do jovem que não tem acesso a ela, não saber o quão importante é isso para a formação de valores dele. Consoante o filósofo prussiano Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Dessa forma, percebe-se que as escolas têm um papel importante na vida dos adolescentes brasileiro.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para diminuir o problema relatado, urge que o Congresso Nacional elabore, por meio de seus representantes, legislações que reforcem as medidas para a empresas contratarem jovens de baixa renda, dando oportunidade de emprego para terem condições financeiras e tentar evitar que eles cometam crimes. Outrossim, no âmbito educacional, as escolas devem fazer palestras e oficinas em praças públicas mostrando a importância delas na vida dos adolescentes. Somente assim, será possível evitar a desigualdade social e a falta de acesso a educação, sem precisar diminuir a maioridade penal e, ademais, não acontecer a prisão de jovens menores para não terem casos como retratados em "Olhos que Condenam".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!