O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: A influência das redes sociais na sociedade


A Belle Époque foi uma época ocorrida antes da Primeira Guerra Mundial em que houve grandes invenções tecnológicas, como o telefone, telegrafo, automóvel e o avião, desde então até a Guerra Fria, onde as grandes potências mundiais disputavam o poder bélico e tecnológico, havendo um grande avanço na comunicação. Não tão distante da antiguidade, nos dias atuais, observa-se a influência das redes sociais em uma sociedade, sendo em alguns casos um regresso para a mesma.


Diante disso, é indubitável que o vício tecnológico esteja entre as causas do problema. De maneira análoga, percebe-se as consequências causadas pela dependência das redes sociais, tendo em vista a baixa autoestima causando transtornos alimentares (anorexia e bulimia), o preconceito racial e de origem geográfica e o ciberbullying, esse sendo um dos principais problemas da rede cibernética. Haja vista que meninas adolescentes são duas vezes mais propensas que os meninos a apresentar sintomas de depressão em conexão ao uso das redes sociais, segundo um estudo da University College London (UCL) divulgado em Londres.


Outrossim, destaca-se o programa governamental Humaniza Redes, que tem como foco a segurança na rede, sendo contrário à violação dos direitos humanos. É fato que medidas como essa podem atenuar o problema, porém, recentemente foram divulgados dados governamentais pelo programador Julian Assange da organização WikiLeaks, o mesmo responde juridicamente. Diante de tal contexto, nota-se que a segurança também é um problema envolvendo as redes sociais, havendo sempre uma brecha na rede, além desse caso, há outros hackers divulgando fotos íntimas de pessoas aleatórias, especialmente os artistas, progredindo, entretanto, na deficiência de medidas.


É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de uma sociedade que vise a construção de um mundo melhor. Destarte, o Governo Federal deve regulamentar a aplicação do programa Humaniza Redes, garantindo os direitos inerente à vítima no meio cibernético de comunicação. Adiante, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por profissionais, que discutam o combate ao vício das redes sociais, a fim de atingir o público alvo do problema. Dessa maneira, o Brasil poderá viver em uma "real" sociedade.




Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!