O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Steve Jobs impressiona o mundo com a famosa frase " A tecnologia evolui diariamente. " Analogamente, o desenvolvimento tecnológico gera uma grande quantidade de resíduos diretamente ou indiretamente. Com isso surge os desafios da gestão de resíduos na sociedade brasileira. Isso ocorre, ora pelo descaso do Estado com políticas públicas de desenvolvimento sustentável, ora pelo papel ilusório das empresas com medidas de logística reversa.


É inquestionável que o Estado não garante um desenvolvimento sustentável. Segundo pesquisas do G1, 2,24% do orçamento do Brasil é destinado para a área de recuperação ambiental. Dessa forma, é possível perceber que uma grande quantidade de dinheiro é gasta apenas para aliviar as consequências da segunda quantidade de resíduos sólidos que são gerados diariamente.


Contudo, as empresas não têm um pape significativo na gestão dos resíduos. De acordo com a ambientalista Marina Silva, não existe lixo, apenas resíduos que podem ser reaproveitados para gerar ainda mais lucro. Ao seguir essa linha de pensamento, observa-se que as grandes empresas geram uma grande quantidade de resíduos que podem ser reaproveitados, porém, esses resíduos estão sendo descartado de forma inadequada,


Infere-se, portanto, que a falta de planejamento na gestão dos resíduos é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao Estado destinar melhor seu orçamento ambiental, utilizando medidas que evitam a destruição do meio ambiente, como coleta seletiva e saneamento básico, a fim de não precisar gastar dinheiro público com medidas de recuperação. Além disso, as empresas devem investir na logística reverá, o objetivo de reciclar os resíduos sólidos e garantir mais lucro.



Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!