O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A importância da valorização da população indígena


No início da história do Brasil, houve predominância de somente um povo no território, o indígena. No entanto, a partir do século XVI, com a chegada dos portugueses e os interesses estrangeiros, o cenário vem se invertendo cada vez mais e, atualmente, muito se discute sobre a importância de valorizar a população nativa brasileira, que ainda sofre com os efeitos da colonização. Nesse sentido, convém analisarmos minuciosamente a desvalorização dos povos indígenas e os problemas oriundos desse processo.


Inicialmente, ressalta-se a pouca representatividade no meio político ou econômico, além da falta de respeito pela cultura como fatores demonstrativos do preconceito e do pouco reconhecimento dado a esses povos. É fato que, algumas pessoas, não aceitariam que sua cidade, escola ou trabalho fosse dirigido por um índio, revelando, assim, grande repulsão a eles. Além disso, nota-se que a cultura indígena não recebe a valorização que merece, diferente de outras etnias como a estadunidense, que vem sendo cada vez mais imitada pelos brasileiros.


Logo, problemas como a perda da identidade cultural e da diversidade étnica brasileira são agravados em nossa sociedade. Cada vez mais, crianças e também adultos vêm se desinteressando pela cultura de sua terra natal e levando a sociedade indígena no esquecimento. Desse modo, medidas devem ser imediatamente estabelecidas para a correção da problemática.


Diante do que foi a presentado, faz-se necessário que o Estado promova o enaltecimento dos povos nativos brasileiros, por meio de maiores investimentos direcionados à preservação das terras indígenas, mantendo viva a diversidade cultural, além de disponibilizar a capacitação de índios interessados em atuar em áreas como saúde, economia, educação, entre outras, no intuito de garantir uma maior valorização desses povos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!