O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Immanuel Kant, importante filósofo alemão do Iluminismo, uma vez disse: "É no problema da educação que assenta o grande segredo para o aperfeiçoamento da humanidade". Três séculos depois, os problemas na Educação persistem em grande escala. Nesse sentido, é enfatizado o histórico descaso com a figura do professor e seu decrescente valor na sociedade, dado pelo desrespeito por parte dos alunos e demais cidadãos, além da baixíssima remuneração que recebem. Por isso, medidas são mister para minimizar esse impasse e tornar a figura do educador devidamente conceituada.


Dentre todos os motivos que causam a desvalorização dos professores, a indisciplina e menosprezação por parte dos educandos é um fator notótio. Em grande parte das escolas ou universidades do Brasil, docentes não são encarados com a devida seriedade, perdendp, assim, a autoridade que deveriam impor em sala de aula. Por conseguinte, nos últimos anos, a imprensa brasileira evidenciou dezenas de situações de agressão verbal e física de estudantes contra professores. Diante disso, a procura de formação para tornar-se professor segue decrescendo, uma vez que profissões desrespeitadas são escassamente almejadas.


Em segunda análise, cabe comentar a desvalorização econõmica dos educadores. O piso salarial dos docentes, hoje, é um dos menores do país. O Rio Grande do Sul, por exemplo, vem parcelando esse mísero salário e não providencia aumentos há anos. Assim, a profissão se torna cada vez menos atrativa e a escassez de profissionais qualificados contribui para o geral descaso no setor educacional do Brasil.


Em virtude dos fatos mencionados, medidas são necessárias para resolver esse descaso. Dessa forma, urge ao Estado, através de verbas federais, invertir naquilo que realmente é mister para um país: a Educação. Para que isso aconteça, é necessário que os governantes façam uso das palavras de Sir Arthur Lewis, famoso economista britânico: "Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido". Em vista disso, a realidade do Brasil como um país rico e importante no cenário mundial somente perdurará se existirem mestres capacitados para guiar as próximas gerações.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!