O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No desenho americano, Tom e Jerry, é ilustrada cenas de violência contra os animais. Em outras palavras, a dona do gato, Tom, agride-o com utensílios domésticos. De tal modo, essa realidade expressa na animação também está inserida no contexto social brasileiro. Isso porque, os maus tratos aos animais está presente dentro do tecido social. Logo, além das penas determinadas por leis, são necessárias medidas socioeducativas para reverter essa situação.


Em primeiro plano, pode-se evidenciar que o Brasil possui leis que visam a proteção do animal. Como ilustração disso, têm-se o artigo 225 da Constituição Federal Brasileira, que prevê um ambiente ecologicamente equilibrado para todos os indíviduos. De certa forma, os animais fazem parte dessa manutenção ambiental para o bem comum. Entretanto, nos dias de hoje, é possível notar que os animais tornaram-se, em muitos casos, apenas objetos irracionais. Dessa forma, com a violência contra ao animais impregnada na realidade brasileira, a frase do Mahatma Gandhi, líder pacifista, :"a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados", toma sentido, visto que as agressões aos animais vão de encontro com um equilíbrio ambiental e a vigência das leis.


Com efeito, o Brasil caminha para um sentido contraditório do que é apresentado em sua bandeira; "Ordem e Progresso", ou seja, essa problemática o leva para o retrocesso. Como ilustração disso, pode-se destacar o caso de um menino que arrancou os olhos de seu gato no ano de 2012, notícia apresentada pelo site G1. Como também, no ano de 2018, foi noticiado a morte de um animal por um funcionário de um hipermercado. Dessa mananeira, percebe-se que a questão do maus tratos aos animais está presente nas diversas faixas etárias da vida. Por isso, é imprescindível que haja uma mobilização do pensamento reflexivo quanto aos cuidados dos animais.


Portanto, é necessária a tomada de medidas preventivas para a minimização do problema. Cabe ao Ministério da Educação instituir nas escolas o projeto "Animais Necessitam de Bons Cuidados", esse deve ser aplicado uma vez na semana por intermédio de ONG's, com oficinas que enfoquem na mobilização de um pensamento de cuidado para com o animal de modo diferenciado, usando aplicativos e atividades dinâmicas que colaborem para a constituição de uma sociedade que zela por seus animais. Assim, a violência encontrada nas telas não farão mais referência com o tecido social brasileiro.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!