O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL.


A partir das Revoluções Industriais, iniciadas no século XVIII, a vida do trabalhador contemporâneo mudou significativamente. No Brasil não foi diferente, porém, muitas dessas mudanças prejudicam o trabalhador e seu ambiente de trabalho, seja pela reificação que essa pessoa sofre, seja pela ganância de seus patrões.


A princípio, deve-se destacar a reificação, fenômeno estudado pelo sociólogo Györgi Lukács, algo muito presente em nossos tempos, em que o trabalhador é tratado como objeto, algo facilmente substituível e descartável. Sendo assim, desvalorizado por seus patrões que não se importam com o bem estar do trabalhador em seu emprego, pois apenas visam o lucro que essa pessoa dará, contribuindo, assim, para o ambiente de trabalho precário em que muitos brasileiros estão submetidos.


Ademais, a reificação é gerada pela ganância de empresários. Dessa forma, é perceptível que a ética no mercado de trabalho é precária, provando essa teoria, pertencente à Durkheim. Acerca disso, pode-se observar em nosso país capitalista onde o lucro constante, com pouco gasto por parte do empregador no processo, é muito buscado, portanto, o pouco que o patrão investe em sua empresa faz com que o ambiente de trabalho, muitas vezes, seja precário e mal cuidado, com trabalhadores desvalorizados, insatisfeitos e recebendo pouco. Dessa maneira, nosso mercado de trabalho tem uma péssima imagem sendo passada.


Por fim, é visível que mudanças para o bem da classe trabalhadora são necessárias. Então, cabe ao Governo Federal, junto ao Ministério do Trabalho, a fiscalização às empresas brasileiras, para que forneçam um ambiente de trabalho digno para seus empregados, por meio de pesquisas relacionadas à "satisfação no emprego" feita aos trabalhadores do país, multando e fornecendo embargos fiscais as empresas que tiverem baixo desempenho. Visando, assim, que elas melhorem seu ambiente de trabalho, que forneçam um ambiente digno para os trabalhadores brasileiros que sofem com o sistema atual.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!