O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

"Doação de órgãos no Brasil"


No filme "My Sister Keep", uma adolescente, cansada dos intermináveis tratamentos médicos, decide não receber doação dos órgãos de sua irmã. No entanto, a atual realidade brasileira, na questão dos transplantes, não tem permitido ao paciente o direito de escolher o seu destino, uma vez que a quantidade de órgãos é insulficiente, o que negligencia o tratamento do doente. Assim, aspectos governamentais e sociais devem ser analisados para o incentivo à autorização familiar.


De início, a falta da divulgação de informações acerca da importância da doação de órgãos corrobora com a desautorização dos familiares. Dessa forma, a falta de constância de incentivo à informação, por parte do Estado, compromete o cumprimento da Lei 8080/90, que regulamenta os serviços de saúde no Brasil, pois a mesma preconiza a integralidade das ações de saúde em todos os níveis assistenciais, inclusive o cirúrgico. Por fim, a lacuna da ausência de canais de diálogos efetivos acerca da questão deve ser preenchida.


Outrossim, a empatia é um desafio humanitário que pode salvar vidas. Destarte, falta à sociedade a aplicação da filosofia aristotélica, prevista na obra "Ética a Nicômaco", a qual pressupõe que o ser humano deve desejar ao outro o mesmo que para si mesmo. Logo, considerando que nenhum indivíduo deseja perder um ente querido, o mesmo deve entender que possui uma responsabilidade sobre a vida de outrém no momento da decisão de autorizar ou não a doação de partes vitais do corpo.


Portanto, o conhecimento massivo sobre a necessidade de órgãos para transplantes é necessária para o incentivo à doação. Deste modo, a fim de aumentar o estímulo das autorizações familiares e reduzir a demanda de cirurgias, o Ministério da Saúde deve elaborar um programa de acesso à informação sobre o que é a doação de órgãos, quais os efeitos desse ato na saúde pública e sua efetividade. Tal medida pode ser tomada por meio da distribuição de materiais informativos, em escolas, hospitais e em canais midiáticos, como a TV.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!