O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil


De acordo com o artigo sexto da Constituição Federal de 1988, todos têm direito à educação. No entanto, esse princípio não está sendo cumprido em sua totalidade, haja vista os desafios enfrentados pelos surdos na formação educacional no Brasil. Neste sentido, dois aspetos fazem-se relevantes: a falta de um ensino de qualidade, como também o preconceito da sociedade.


Em primeiro lugar, é preciso destacar a ausência de uma educação de qualidade como um dos causadores do problema. Segundo o economista britânico Arthur Lewis, educação sempre foi investimento com retorno garantido. Entretanto, é notável que grande parte das instituições brasileiras encontra-se inaptas para educar indivíduos surdos, em razão de não possuírem uma infraestrutura educacional básica, professores qualificados e intérpretes em Libras. Dessa forma, a escola passa a ser um ambiente inabitável, pois não amplifica os conhecimentos de pessoas com necessidades especiais.


Além disso, é válido ressaltar que, conforme o físico alemão Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. De maneira análoga, nota-se que a sociedade persiste em menosprezar a capacidade de um sujeito deficiente, em virtude de que a população não tolera aquilo que é diferente. Dessa maneira, o preconceito prejudica a integridade e provoca a exclusão social dos cidadãos deficientes.


Em suma, são necessárias medidas que atenuem os desafios para a formação educacional dos surdos no país. Desse modo, faz-se imprescindível que o Governo Federal, crie, por meio de verbas governamentais, cursos de capacitação de docentes que desenvolvam pedagogicamente os alunos surdos, através de aulas ministradas em Libras, com o objetivo de promover a inclusão social e aspetos físicos, sensoriais, intelectuais. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, elaborar palestras nas escolas que incentivem os jovens a terem empatia com o próximo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!