O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Ao lançar a música "Earth", o rapper Lil Dicky disse que o principal objetivo da canção era fazer com que as pessoas se importem em salvar a Terra. Nesse sentido, é notório afirmar que a relação entre o homem e o ambiente vem sendo destacado pela mídia devido sua gravidade. Tal situação se evidencia em decorrência dos inúmeros danos ambientais causados. Isso em consonância com a ideologia consumista presente na sociedade.


Em primeiro lugar, é possível afirmar que o ser humano coloca a biodiversidade em risco. O crime ambiental ocorrido em Brumadinho comprova isso. Segundo pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais aproximadamente 125 hectares de florestas foram perdidos pelo rompimento da barragem de rejeitos. Esse lixo toxico ainda dizimou boa parte da fauna e da flora da região. Tal fato comprova o quão alarmante está a situação.


Somado a isso, pode-se incluir a necessidade de matérias primas para atender a demanda do consumo. A ideia do filósofo Rousseau de que o indivíduo é produto do meio no qual está inserido, parece fazer alusão a essa situação. Visto que, nas sociedades capitalistas, as pessoas são induzidas a consumir em grande escala. Isso faz gerar uma grande exploração ao meio ambiente.


Diante disso, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério do Meio Ambiente deve propor e fiscalizar políticas de preservação, conservação e utilização sustentável, para tentar amenizar os males causados a natureza. Aliado a isso, o Ministério da Educação deve criar projetos educacionais que promovam o conhecimento da biodiversidade. Essa ação deverá ser incluída na Base Comum Curricular das aulas de biologia dos ensinos fundamental e médio. Assim, será possível a construção de uma sociedade responsável que siga os conselhos de Lil Dicky e se preocupem em salvar o planeta.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!