O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre


Adolescentes e o vício em games


O vício em games é um tipo de prática comportamental em que as pessoas deixam de fazer atividades diárias para ficar jogando o que compromete tarefas básicas do cotidiano, como higiene pessoal, trabalho, vida social, entre outros.


A dependência por jogos de vídeo game passou a ser considerada como distúrbios psiquiátricos segundo a OMS. Uma pesquisa na Ásia com 3000 crianças em idade escolar indicou que uma em cada dez era ‘’viciada ‘‘nesse tipo de competição.


A obsessão por esse entretenimento pode causar inúmeros problemas psicológicos como depressão, baixa autoestima, timidez excessiva, além do sedentarismo, e dificuldades para se socializar. Em verdade, com a expansão do mundo e o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, uma nova modalidade esportiva vem ganhando destaque nos últimos anos: os campeonatos online, com competições que atraem milhões de olhares e seguidores, essa atividade tem gerado debates na sociedade tendo em vista seus benefícios e controvérsias. Outro ponto a se observar é a influência que esse passatempo tem sobre os adolescentes de forma negativa, é importante os pais supervisionarem os jogos que os filhos podem jogar, para que os mesmos não se tornem seres dependentes dessas competições virtuais.


A indústria de games é uma forma de conectar pessoas, fazer amigos e se distrair, uma pessoa que tem seu consumo de jogos virtuais moderado e com a devida segurança, aproveita ao máximo a experiência, podendo desenvolver habilidades como o reflexo mais desenvolvido e a facilidade de tomar decisões rápidas.


Dessa forma fica evidente a necessidade de debater os efeitos causados pelo acesso aos jogos eletrônicos na sociedade. Para tanto, o governo pode desenvolver projetos em parceria com instituições educacionais, introduzindo disciplinas e atividades como oficinas interativas com o intuito de proporcionar aos jovens uma interação com o mundo real.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!