O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O Poder Tranformador da Educação


Licurgo, um grande legislador grego que viveu por volta do século IV a.C, falou que a educação, baseada em uma concepção exata da vida, transformaria a face do mundo. Nesse sentido, ele mostra que a educação, e não a instituição, liberta, emancipa, faz-se ter pensamento crítico, independente e autonomia intelectual.


Em princípio, deve-se observar no Brasil o déficit no quesito das aplicações de verbas para promover o conhecimento intelectual da sociedade. Como exemplos deste problema são as greves que ocorrem em instituições federais e estaduais, onde acabam atrasando a aprendizagem dos que ali estudam e acarretam em atrasos intelectuais para o desenvolvimento do próprio ser.


Contudo, em uma pesquisa feita pela FUNAP, Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso, no Distrito Federal, mostra-se que o índice de reincidência de crimes caiu de 70% para 30% com o trabalho de ressocialização por meio do ensino. Com esses dados observa -se claramente o que Nelson Mandela quis expressar em sua fala "A educação é a arma mais perigosa para mudar o mundo" deixando nítido que a educação é a solução para um mundo melhor.


Diante disso, visto o quanto a educação é importante, o MEC deve aumentar as verbas direcionadas tanto para o ensino de base quanto para os mais à frente, a fim de que a sociedade se torne um lugar melhor e com direitos igualitários de ensino para todos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!