O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

CRISE HÍDRICA NACIONAL


No limiar do século XVIII, o iluminismo pregava que uma sociedade só progride quando seus cidadãos se mobilizam para resolver o problema de outras parcelas do corpo social. Indo contra esse ideário, o brasileiro pouco tem feito para combater a problemática nacional das crises hídricas Isso se confirma, não só pelo mau uso que as pessoas fazem com água, mas, também, pela ineficiência governamental em comedir esse revés nacional.


A princípio, é irrefutável que muitos cidadãos não têm consciência ambiental e desperdiçam água, confirmando a concepção do filósofo Sócrates de que "os erros são consequência da ignorância humana". Seguindo esse juízo, essas pessoas utilizam esse recurso para fins supérfluos, como lavar carros e calçadas. Tal fato é ratificado por uma reportagem do portal UOL, do ano de 2017, segundo a qual o brasileiro gasta mais água do que a média mundial. Por conseguinte, essa mazela social e ambiental se espalha pelo Brasil.


Além disso, a falta de políticas públicas mais eficazes para garantir o abastecimento hídrico fere o artigo fere o artigo 1 da Carta Magna, pois a União não está cumprindo com o referido item constitucional. Dessarte, o Estado não criou mecanismos eficientes para mitigar os efeitos negativos dessas secas, expondo a população a falta de água constante para o uso básico. Isso tornou o país muito diferente daquele do livro Utopia de Thomas Morus, o qual a população gozava da eficiência estatal. Dessa forma, o Brasil fica muito diferente desse modelo ficcional de nação.


Logo, é impreterível o enfrentamento governamental contra essa mazela socioambiental. Nessa perspectiva, cabe ao Poder Executivo Federal, por meio de resolução, visto que gera aplicabilidade imediata, reformular o programa de combate às secas, ampliar e interligar às adutoras já existentes e construir mais barragens de grande porte para suprir a demanda básica em épocas de estiagem. Ademais, o supracitado poder, junto á mídia, deve veicular mais campanhas educativas explicitando a população que a água potável é apenas 3% de toda água do mundo e por isso devemos utilizá-la de maneira consciente, a fim de inibir o desperdício. Assim, o Brasil será um país que segue os preceitos iluministas de sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!