O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O papel do professor na sociedade e sua evolução


Sabe-se que segundo o site Direito Net, a educação oficial no Brasil teve início em outubro de 1827, com o decreto Imperial de Dom Pedro I. Esse determinava que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras. Em virtude dessa abrangência, é indiscutível que o professor tem um papel fundamental na vida do indivíduo, seja academicamente ou como formador de caráter e primeiro contato social. No entanto, na contemporaneidade, o educador não é valorizado pela sociedade como deveria, sendo vítima, na maioria das vezes, de problemas sociais e de infraestrutura.


Em contrapartida, nas gerações passadas, o corpo docente era visto como uma autoridade pela população. Dessa forma, ele tinha um mando demasiado perante aos alunos, sendo que poderiam aplicar algumas penas aos estudantes caso fosse necessário. Como por exemplo, a palmatória, ajoelhar-se em grãos de milho, dar reguadas e também o chapéu de burro. Essas, segundo o site Fatos Curiosos, consistiam nas piores penas que o aprendiz deveria "pagar" se fizesse algo errôneo.


Entretanto, no modernismo, a realidade é totalmente oposta aos tempos anteriores, já que, atualmente, o pedagogo tem bastante dificuldade de ensinar o conteúdo, por conta da indisciplina da turma. Além desse, outros problemas vêm à tona: a irresponsabilidade dos Governos, tanto Federal como Estadual, em enviar verbas destinadas à educação, além do não reconhecimento dos alunos perante o esforço do educando, deixando-o sem motivação. Por isso, segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas dois por cento dos diplomados do Ensino Médio escolhem ser professor.


Como dizia o filósofo Erasmo de Roterdã: "A primeira fase do saber é amar nossos professores.". Portanto, é necessário que a instituição familiar, em parceria com a escola, mostrem o valor do preceptor na vida do ser humano e que ensinem às crianças desde cedo, a tratar o catedrático com respeito, a fim de terem conhecimento de como é sua rotina. Ademais, é importante que os Governos Federais, Estaduais e Municipais invistam em melhorias nesse âmbito, para aumentar o piso salarial e investir em infraestrutura básica para lecionar. Só assim, essa profissão será dignamente respeitada como era no passado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!