O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Seletividade do Sistema Penal


Sabe-se que a seletividade do Sistema Penal é a seleção que acontece com um indivíduo após cometer algum ato criminal. Todavia, hoje, ela ocorre de uma maneira injusta devido às leis serem aplicadas desigualmente, ou seja, não se dirigem da mesma forma para todos.


Em contrapartida, como citado anteriormente, essa ocorre posteriormente a determinado crime. Como por exemplo, atualmente, as infrações que mais ocorrem são contra o patriotismo, sexuais, contra a pessoa e as relacionados às drogas. Tudo isso faz com que se gere a superlotação do sistema penitenciário e o fator principal, que é a desigualdade social perante às classes. Essa diferença entre as camadas da sociedade, ocorre desde a Revolução Industrial, século XVIII, com o surgimento de novas tecnologias e assim o acúmulo de capital para alguns e para outros não.


Entretanto, na maioria das vezes, os seres mais afetados são as mulheres, a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Trangêneros) e os negros, isto é, as minorias da sociedade. Em vista disso, percebe-se que os seres humanos de uma classe social mais elevada não sofrem com problemas no Sistema Penal, por possuírem dinheiro e com isso pagam fiança pela infração cometida e são liberados. No entanto, outros, classificados como as minoridades supracitadas, são mais afetados, pois já são discriminados pela raça, cor, gênero, entre outros fatores.


Portanto, os Governos Federal e Estadual deveriam aplicar as leis de uma maneira igualitária, a partir do momento em que for posta para algum cidadão, deve ser utilizada para todas as pessoas que cometerem o mesmo crime, independentemente de sua classe social, por meio de um sistema mais rígido, com o intuito de mostrar que todos são iguais perante à lei. Como também as escolas deveriam ministrar palestras aos alunos, por intermédio de policiais, para ensinar a não cometer nenhuma violação. Como dizia Pitágoras, eduquem as crianças e não será necessário punir os adultos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!