O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Violência nas escolas


Sabe-se que a violência é uma das maiores preocupações da sociedade contemporânea. Esse problema destaca-se em todos os setores sociais inclusive nas escolas onde os jovens frequentemente cometem atos violentos contra colegas e profissionais. Tais ações passam a prejudicar o desempenho dos estudantes em suas atividades didáticas e em sua convivência social.


Outrossim, o desenvolvimento da educação é incentivado desde a vinda da Corte para o Brasil no século XIX, quando foram fundadas a primeira universidade e a biblioteca nacional. Porém, ao longo dos anos, o ambiente que deveria ser de formação ética e moral passou a ser marcado por atitudes agressivas e desrespeitosas. Para ilustrar, de acordo com pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2013 o Brasil é apontado como o país com maior índice de violência nas escolas. Tal fato evidencia-se no ocorrido no início de junho de 2019, quando alunos foram gravados agredindo uma professora e praticando atos de vandalismo em sala de aula de um colégio de São Paulo.


Ademais, os atos de violência praticados corroboram para a formação de um recinto conturbado que perde suas características e funções de educação, socialização e aprimoramento pessoal. Nesse caso, pode-se citar o filme "Coach Carter" no qual um colégio americano percebe um grupo de estudantes com mau desempenho escolar envolvidos com atrocidades dentro e fora do ambiente de estudo. Então, os profissionais buscam como alternativa o auxílio por meio de um técnico de basquete que faz com que os alunos se interessem pelo esporte, dessa maneira alcançando notas melhores e maior qualidade de vida.


Diante disso, é necessário que as escolas e famílias ajam em cooperação em busca de uma melhor convivência em salas de aula. Então sugere-se que o incentivo à expressividade do aluno por meio de trabalhos lúdicos extracurriculares como a prática de esportes ou desempenho artístico, além de ações de interação entre colegas, professores e familiares de forma a estabelecer um diálogo saudável entre as partes. É também recomendado o investimento em profissionais de segurança e em acompanhamento psicológico para que os indivíduos se sintam protegidos no local. Dessa forma mostra-se importante a frase do escritor brasileiro Anderáos Neto "a única arma capaz de combater a violência é a inteligência."

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!