O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA MELHORIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL.


Na Constituição Brasileira de 1988 foi criado o Sistema Único de Saúde, que garante a saúde pública aos brasileiros. Apesar de ser internacionalmente reconhecido, o sistema lida com grandes falhas e desvios de verbas por meio da corrupção, o que faz com que muitos brasileiros convivam com atendimento de má qualidade e horas em filas de espera. É comum os noticiários retratarem o cenário de calamidade pública de alguns hospitais, UPA e UBS, em todo o território nacional. Sendo assim, é delicada a situação da população que fica subordinada à um sistema de saúde ineficiente por efeito de atos desonestos originado daqueles que deveriam prezar pelo bem estar social.


De acordo com o site O Globo, em maio de 2019, foi relatado, pela população do Rio de Janeiro, casos em que a espera para um atendimento médico em hospitais públicos da capital chegaram a 4 horas, e em casos mais graves, houve a necessidade de procurar até outras 4 unidades de saúde. Outrossim, episódios como esses acontecem todos os dias em várias cidades do país, onde o sistema falha gravemente com a população. De acordo com o artigo 196 da Constituição Brasileira, o acesso a saúde é direito de todos e é dever do Estado garantir políticas sociais e econômicas para a manutenção do bem estar social.


A medida que há a precarização da saúde, saneamento básico e do meio ambiente, nota-se que o Brasil sustenta uma crise de corrupção que abala todas as estruturas econômicas e sociais. Os desvios de verbas, que hoje, interferem diretamente no fechar das contas públicas, fazem com que setores extremamente essenciais fiquem negligenciados. O governo sujeita uma parte da população a pagar altas mensalidades em planos de saúde, e ausenta-se de suas responsabilidades com os mais pobres e frágeis socialmente. Sendo hoje a corrupção a maior responsável pela escassez de saúde pública de qualidade.


lsto posto, é irrefutável a necessidade de reparações imediatas no SUS, para que isso ocorra, é preciso que o judiciário e a policial federal trabalhem unidos, sendo mais severos em relação aos atos de corrupção, de forma a punir os envolvidos, recuperar o dinheiro para o erário e garantir que este seja usado para fornecimento de serviços essenciais. Destarte, teremos um SUS com atendimentos rápidos e eficientes no qual a população se sinta acolhida e que seus direitos sejam devidamente garantidos.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!