O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A necessidade de combate ao bullying nas escolas brasileiras


A série da Netflix "13 reasons why", aborda a trajetória de uma adoslescente que sofria Bullying por parte de alguns alunos da sua escola, esse abuso sofrido resultou no pior dos casos, o suicídio. Fora da ficção não é raro ver notícias relacionadas a adoslescentes que tiram a própria vida por causa do Bullying. Essa pratica de ridicularizar alguém, é constante na sociedade e por isso precisa ser combatida. Nesse setido, é importante analisar a negligência de instituições sociais, ,como a escola, e de que forma o Bullying reflete na vida das pessoas que são vítimas dele.


A priori, é possivél observar que desde os anos 1990, a palavra Bullying é ultilizada para descrever agressões, que podem ser físicas ou psicológicas, praticada por um individuo ou grupo, contra uma vítima que não possui ferramentas de defesa. Nota-se, que essa pratica está presente em aparentemente todas as instituições de ensino do país, no entanto, pouco era a notabilidade dada ao Bullying, até começar acontecer ataques à escolas, como foi o caso do massacre de Realêngo. Em 2011, esse massacre tomou grandes proporções em todo a mídia Nacional, pois um ex aluno voltou a sua escola e matou 12 crianças e logo em seguida se matou, mas antes havia deixado uma carta na qual afirmava que tinha sofrido Bullying na época escolar e esse era um dos motivos da chacina. Esse caso ajudou na visualização da necessidade de criação de uma Lei, sancionada em 2015, a Lei antibullying foi criada pelo poder Legislativo com o intuíto de desenvolver o cambate e prevenção do Bullying nas escolas brasileiras, para assim evitar mais casos como o de Realêngo.


É indubitavél que o despreparo das escolas para tratar o Bullying, contribui para que essa pratica seja ainda mais frequente, mesmo com a existência da Lei ela não foi sulficiente para combater esse abuso. Percebe-se que o contato professor-aluno é fundamental, pois é a partir dai que o Bullying pode ser detectado, isso porque, os alunos dão "sinais" de que algo não está bem, segundo psicólogos, esses sinais são notados com a queda do desempenho escolar, baixa autoestima, isolamento e até agressividade. Por isso, é importante que os professores e a escola, como um todo, sejam preparados para identificar a pratica do Bullying na sua instituição e resolvê-lo antes que os danos psicológicos da vítima sejam intensos o bastante para atrapalhar o futuro dessa criança ou adolescente.


Torna-se evidente, portanto, que o Bullying é um problema que reflete negativamente na vida de quem é vítima dele e por isso precisa ser combatido, logo se faz necessário discuti-ló e analisar o papel da escola nessa luta. É indispensavél que o poder público ao criar uma lei, como foi o caso da lei antibullying, precisa fiscalizar as istituições e assim garantir sua aplicação. O MEC deve promover a contratação de psicológos para atuar nas escolas, e desenvolver palestras com professores para mostra-lós sua importância nesse combate, e ainda estimular o respeito as diferenças entre os alunos, com a promoção de atividades em grupos para haver uma maior socialização entre eles. Só assim, com a pratica do bullying atenuada, os alunos se desenvolveriam melhor no ambiente escolar e seria evitado massacres como o de realêngo e suicídios como o da série, relacionados ao Bullying.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!