O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Os desafios individuais e coletivos para a preservação do meio ambiente.

No filme Wall-e, da produtora Walt Disney, é retratado um futuro distópico aonde o planeta foi destruído graças à má relação da sociedade com o meio ambiente. Fora da ficção, esse cenário se mostra cada vez mais próximo da realidade se analisados os efeitos maléficos ao ecossistema causados não só pelas grandes empresas, como no caso dos recentes rompimentos de barragens da mineradora Vale, como também pelas ações individuais. Entre as inúmeras causas da não preservação do meio, destacam-se a escassez de informação e o individualismo.


Em primeiro lugar, sabe-se que as questões ambientais interferem na vida de todos, principalmente em relação aos problemas de saúde, como por exemplo o descarte incorreto de lixo, que além de atrair insetos transmissores de doenças, e entope os bueiros durante as chuvas, causando alagamentos e, consequentemente, a transmissão de doenças pela água. Porém, a falta de informação em algumas parcelas da sociedade faz com que elas não dêem a devida importância ao problema, mantendo assim hábitos prejudiciais a todos, como o gasto excessivo de água e o descarte incorreto de resíduos. Sendo assim, é necessário investir em projetos de conscientização, pois segundo o ativista político Nelson Mandela ‘’a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo’’.


Além disso, a problemática encontra terreno fértil no individualismo descrito na obra ‘’Modernidade Líquida’’ do filósofo Zigmunt Bauman como uma característica da sociedade contemporânea. Tal fator leva os indivíduos a priorizar seus interesses pessoais em detrimento do bem comum. Como exemplo desta lamentável situação, vê-se que os donos das empresas como a Vale estão mais preocupados com os lucros obtidos e a contenção de gastos com a manutenção das barragens do que com o bem estar coletivo e o meio ambiente.


Sabendo disso, medidas são necessárias para reverter a situação. Para isso, o Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente deve promover palestras para alunos de ensino médio a fim de elucidar a população sobre as consequências da má preservação do meio, além de desenvolver anúncios a respeito do tema para serem compartilhados nas redes sociais, visando atingir um maior público. Além disso, as multas atribuídas às empresas que cometem irregularidades devem ser intensificadas para evitar que novos desastres ocorram. Dessa forma, é possível que cenário ilustrado no filme Wall-e não se torne realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!