O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Suicídio entre jovens no Brasil


O suicídio é um dos maiores entraves hodiernos presentes na sociedade brasileira. A obra alemã "O sofrimento do jovem Werther", de Johann Goethe, relata o caso do personagem Werther que, diante do sofrimento gerado por um amor não-correspondido, acaba tirando a própria vida. Todavia, apesar de estar na esfera da ficção, casos análogos a esse ocorrem constantemente. Conquanto, é evidente que a falta de abordagem efetiva do assunto, bem como a reduzida atenção familiar são fatores que favorecem esse quadro e que, por conseguinte, precisam ser avaliados.


Em primeiro plano, é evidente que o suicídio, apesar de ser um assunto sério, ainda é tabu na sociedade. Segundo dados da OMS, esse problema é a segunda maior causa de mortes entre adolescentes, e tem como uma das causas a depressão. Tal fato demonstra a gravidade da problemática, e põe em destaque como a ausência de intervenções sociais, que objetive a discussão para o melhor entendimento e esclarecimento do assunto, contribui para a sua continuidade frequente entre o público jovem, uma vez que dificulta a sua identificação. Nesse sentido, é inadmissível que diante da seriedade desse obstáculo, perceptível no crescimento significativo dos últimos anos, pouco tem se feito para facilitar a compreensão do tema e para prevenir a interrupção de vidas provocada pelo autocídio.


Outrossim, vale ressaltar que a mínima observação familiar, principalmente no comportamento e hábitos dos jovens, é outro fator determinante para esse entrave. Sabe-se que a tecnologia se faz cada vez mais presente na população, em especial a adolescente; no entanto, apesar dos aspectos positivos proporcionados pela rede mundial de computadores desde seu surgimento, no século XX, essa também tem apresentado meios que impulsionam a prática de suicídio. Nesse aspecto, pode-se confirmar que mudanças na autoestima, tal como comportamentos suicidas e autolesão são resultados de atividades violentas online, por exemplo, o jogo "Baleia Azul" que, uma vez disseminado na internet, estimulava jovens a cumprirem desafios, sendo o último deles o suicídio. Destarte, é visível que a falta de atenção rígida e monitoramento, por parte de familiares e responsáveis, nos hábitos e em aparelhos eletrônicos dos jovens, respectivamente, assim como a ausência de auxílio desse mesmo grupo, acarreta em casos de suicídio que poderiam ser evitados .


Infere-se, portanto, que medidas são necessários para a alteração desse cenário negativo de morte autoprovocada no país. Dessa maneira, é dever do Ministério da Saúde impor, por meio de ações com pautas definidas, em auxílio de emissores nacionais, a transmissão de propagandas informativas acerca do suicídio, a fim de esclarecer o assunto para toda a população e, com isso, estimular ações sociais de apoio aos jovens que sofrem com comportamentos autodestrutivos, com propósito de prevenir e minimizar os altos números de casos dessa problemática. Ademais, é essencial que a família, como agente de extrema importância, participe na prevenção de mortes ocasionadas por autocídio, por meio de participação efetiva, atenção nos atos e conversas periódicas com o jovem, no intuito de ajudar esses indivíduos a saírem do quadro de isolamento e, junto a isso, evitar acontecimentos extremos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!