O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Com uma história marcada por conturbações no cenário político, o Brasil enfrentou diversos golpes e ditaduras em articulação com as classes dominantes. Assim, é possível compreender que a administração pública persiste mais como uma ferramenta de influência da burguesia do que um meio de organizar os interesses do povo.


Em primeira instância, é inegável que o dinheiro seja a principal peça da política nacional. A parti de uma disputa por pretígio, as ideologias dos setores mais ricos são difundidas através dos meios de comunicação. Nesse sentido, as massas são convencidas, lentamente, por convicções filosóficas que podem não representar suas reais necessidades, uma vez que se trata dos desejos das classes endinheiradas.


Consequentemente, há uma busca por financiamento de candidaturas que, muitas vezes, partem de empresários abastados. Conforme o contexto capitalista em que o Brasil se insere, essas "doações" possuem um caráter, implícito ou não, de futura retribuição, prática conhecida por lobismo. Por isso, vários políticos eleitos destinam boa parte de suas agendas no cumprimento de interesses dos seus financiadores, afastando-se do real significado da gestão pública.


Portanto, é necessário trabalhar na valorização do voto como modo de manutenção da democracia popular. Sendo assim, é papel da sociedade civil organizada (como famílias, associações dos moradores, grêmios estudantis e partidos políticos) incentivar o senso crítico na população. Por meio de atividades culturais, ações sociais e debates gerais feitos por voluntários engajados, deve-se mostrar a realidade e reforçar as necessidades da classe trabalhadora a fim de construir uma escolha mais responsável dos seus representantes.

[TEMA: As problemáticas da gestão pública no contexto brasileiro]

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!