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É incontrovertível que a história esteve vinculada diretamente ao diagnóstico da depressão, sobretudo, na conceituação e na sua caracterização. Dessa forma, na Grécia Antiga, destaca-se que os distúrbios psquiátricos eram entendidos segundo a mitologia como castigos para os deuses. A partir do iluminismo com a ênfase no conhecimento científico o qual proporcionou o psiquiatra, William Cullen, a compreensão da neurose como um problema da função neural do cérebro, contudo, somente em 1952 que a depressão foi reconhecida como doença na qual o indivíduo apresenta alterções somáticas, cognitivas e psicológicas. Por sua vez, torna-se elementar considerar os aspectos inerentes ao desencadeamento e a gravidade desse quadro clínico os quais são a modernidade líquida e a influencia no âmbito social.


Em primeira análise, convém pontuar que o advento da Terceira Revolução Industrial, em escala global, foi prepoderante para o desevolvimento da internet, computação e a robótica no processo de fabricação dos computadores, telefones e as linhas de telecomunicação. Desse modo, as relações ierpessoais foram convertidas para a comuicação virtual e como observado pelo sociólogo Zygmunt Bauman ,"vivemos em tempos líquidos, nada é feito para durar", ou seja, o convívio sólido do cerne social torna-se superficial. Por conseguinte, as crianças e os jovens, de modo assíduo, alienam-se as redes sociais, onde acreditam haver vidas, amizades e famílias perfeitas, gerando o isolamento do indíviduo por não partilhar desse ideal.


Com efeito, infere-se que o âmbito social é passível de propiciar mudanças na saúde mental de uma pessoa. Frente a isso destaca-se que se contexto sociofamiliar é violento mediante a relação entre os pais e os filhos, é perceptível que essa circunstância será reflexo do baixo desempenho escolar, do distanciamento familiar e as alterações comporatamentais e psicológicas do jovem. Outro ponto é o processo de ingresso à universidade por meio do vestibular assim como a etapa de inserção do indivíduo no mercado de trabalho, sendo que ambos é marcado por tensão, estresse, transtorno de ansiedade e a depressão em virtude da pressão de ter uma profissão e ser mais qualificado de sua área como introjetado na sociedade e que flui na vulnerabilidade psicossocial.


Portanto, em vista da latente problemática e dos efeitos que causam para o ser humano correlacionada à análise do neurologista Sigmund Freud, "somos feitos de carne, mas temos que viver como se fôssemos de ferro", isto é, o indivíduo precisa do equlibrío psicológico para conduzir as suas escolhas. Para isso, é elementar a parceria do Ministério da Saúde e da Educação em prol de elaborar um projeto que proponha desenvolver a integração escolar, familiar e a comunidade em geral, com o objetivo de promover atividades de exercícios físicos, informações de uma alimentação saudável somado com o respeito às diferenças. Sendo assim, com a distribuição de verbas para a execução das ações devem abarcar os profissionais como psicólogos, psiquiatras e professores que unidos consigam possibilitar, mediante a essas atividades, aos indivíduos a amenização ou a prevenção do quadro da depressão e da ansiedade sem o uso de antidepressivos.

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