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A violência nas escolas brasileiras


De acordo com o artigo sexto da Constituição Federal de 1988, todos têm direito à segurança. Entretanto, é evidente que na contemporaneidade brasileira esse princípio vem sendo descomprido em virtude dos casos de violência escolar, principalmente relacionado às instituições de ensino público. Dentre tantos motivos relevantes destacam-se: a ausência de uma educação de qualidade, como também a prática de bullying.


Segundo o economista britânico Arthur Lewis, "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido". Contudo, é notável que grande parte das escolas Municipais e Estaduais encontra-se com um ensino précario. Tendo em vista que as mesmas não disponibilizam uma infraestrutura educacional básica, tais como: aulas de informática, acompanhamentos especializados e atividades nas áreas de cultura, esporte e lazer. Dessa forma, a escola passa a ser um ambiente inabitável, pois, os dicentes preferem ficar mais tempo na rua do que no âmbito escolar.


Além disso, é valido ressaltar que, conforme Martin Luther King, "a injustiça num lugar qualquer, é uma ameaça a justiça em todo lugar". De maneira análoga, a prática de bullying nos colégios gera desrespeito e prejudica a integridade do indivíduo em todo o espaço que encontra-se inserido. Visto que essa crueldade é realizada de forma internacional e repetitiva, podendo causar danos físicos e psicológicos às vítimas. Dessa maneira, a ocorrência do bullying provoca perdas irreparáveis aos jovens.


Diante dos fatos mencionados, vê-se claramente o crescimento da violência escolar em todo país. Desse modo, faz-se imprescindível que o Governo Federal, em consonância com o Ministério da Educação, crie, por meio de verbas governamentais, reformas no ensino público, que integrem periodicamente os alunos na sala de aula, estimulando atividades lúdicas que desenvolvam aspectos intelectuais, afetivos, sociais e físicos. Somente assim, será possível quebrar esse tabu que assola a sociedade brasileira e garantir a proposta da Constituição.

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