O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Com o aumento de conflitos armados e crises humanitárias em várias regiões do mundo, muitos indivíduos partem de seus países de origem em busca de melhores condições. Diante disso, percebe-se a intensificação desses movimentos migratórios também para o Brasil, o que acaba gerando na população um sentimento xenofóbico, além de corroborar o aumento da criminalidade no país.


A priori, percebe-se que a intensificação da imigração para o Brasil instaura na população brasileira uma aversão ao imigrante. Tal conjuntura tem respaldo no princípio biológico de Gause , que mostra o surgimento de competições entre indivíduos que necessitam de recursos semelhantes em um mesmo local. Sendo assim, como há no Brasil um alto índice de desemprego, a chegada de estrangeiros gera na sociedade insegurança frente à possibilidade de uma maior saturação do mercado, propiciando, desta maneira, a competição apontada por Gause.


Além disso, presencia-se um aumento nas taxas de criminalidade nas cidades onde há mais imigrantes. Uma reportagem do jornal Estadão, por exemplo, aponta que a taxa de furtos aumentou de maneira significativa entre os anos de 2015 e 2017, período no qual a chegada de imigrantes venezuelanos foi a maior na história recente do Brasil. Tal situação evidencia a necessidade da realização de um planejamento governamental para reverter esse quadro.


Portanto, percebe-se que o movimento imigratório para o Brasil no presente século intensifica os problemas sociais abordados. Cabe então ao governo brasileiro criar uma legislação de acolhimento ao imigrante , por meio do envio de projetos de lei ao Senado e à Câmara Federal, a fim de levantar o debate público acerca da imigração , que vem sendo negligenciada. Com isso, a figura do imigrante poderá ser desmistificada e a sociedade brasileira poderá entender o seu papel, que é o oferecer ao refugiado o abrigo que tanto procura.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!