O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No que se refere às moradias irregulares no Brasil,percebe-se que grande parte dos brasileiros conhecem essa realidade.Essas habitações inadequadas trazem sérios prejuízos à sociedade seja pela precariedade do saneamento básico, seja pelo fato de muitas vezes serem em áreas de risco. Nessa conjuntura, algo deve ser feito para transfigurar essa realidade uma vez que a constituição cidadã em vigor desde 1988 garante que a moradia é um direito social.


Como análise Inicial observa-se que as habitações improvisadas não se restringem aos dias atuais, pois a reforma urbanística feita por Pereira Passos em 1903 no Rio janeiro destruiu os cortiços dos ex-escravos que foram obrigados a morar em locais afastados do centro . Com passar dos tempos esses espaços habitacionais se disseminaram em todo o país. Por conta disso, é extremamente importante que esses ambientes na maioria das vezes desumanos sejam reestruturados, sendo uma de seus maiores empecilhos o saneamento básico. Isso acontece, essencialmente, em virtude da falta de infraestrutura básica que existe em algumas favelas onde a população não usufrui de uma série de serviços básicos, como água potável ,coleta de lixo e tratamento de esgoto ,resultado em um ambiente insalubre e repleto de doenças. Logo políticas públicas que priorizam moradias dignas é condição sine qua non para que toda a sociedade possa viver com saúde.


Outro ponto que merece destaque diante das considerações feitas até aqui relaciona-se com os riscos que muitas famílias correm ao viverem nesses locais . Tal situação ocorre em razão de as pessoas de baixo poder aquisitivo invadirem espaço inapropriadas como encostas, rios e córregos, pois não conseguem sobreviver onde o custo de vida é alto. Essas habitações perigosas amedrontam os indivíduos que não tem onde morar, e que,por isso, permanecem nessas localidades, onde existem enchentes ,desmoronamento de terra, lixões, ruas emburacadas , ou seja, não há comodidade alguma para os moradores. Com isso, as favelas do Brasil ganham grande proporção já que as habitações irregulares são as únicas saídas para os indivíduos de classe menos favorecida. Portanto, a escassez de recursos financeiros influencia em grande escala a construção de lares improvisados e desumanos.


Com base nesses aspectos faz-se necessário que o governo invista mais em programas habitacionais priorizando com a contemplação de casas as famílias que estão endereçadas em áreas perigosas ,objetivando disponibilizar uma residência com mínimo de dignidade a esses indivíduos. Ademais, cabe as ONGs habitacionais investirem em campanhas publicitárias na tv,mostrando como eles constroem e reformam casas para pessoas carentes , com o intuito de conseguirem mais captação de recursos financeiros e continuarem criando ambientes habitáveis para muitas pessoas .

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!