O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A discussão sobre as questões indígenas no Brasil não é um tema atual. Desde a época da colonização e posteriormente a Revolução Industria,l que resultou no processo de globalização, esse aspecto sociocultural vem ganhando evidência no cenário brasileiro. Desse modo, é notório que as dificuldades para solucionar esse espaço estão ligadas à negligência do poder público e aos preconceitos e discriminação que os índios enfrentam na sociedade brasileira.


Em primeiro plano, é indubitável que a educação é o principal fator de desenvolvimento de uma nação. Hodiernamente, segundo o site G1, o Brasil ocupa a nona posição na economia mundial, logo, seria racional pensar que o sistema público de ensino e saúde atinge, de forma efetiva, toda a população. No entanto, a realidade é justamente o contrário e isso reflete claramente nos baixos índices de alfabetização dos povos indígenas bem como na precariedade do sistema assistencial de saúde. Além disso, o crescimento industrial nas regiões de preservação do território indígena é outro fator preocupante que agrava ainda mas a situação. Covém, ainda, citar que o Estado, como promotor do bem-estar social, se mantém inerte, uma vez que existem legislações protetoras, e ainda sim, ocorre desmantamentos e violações dos direitos indígenas, não existindo, de fato, uma fiscalização eficaz, e isso agrava de maneira exponencial os problemas sociais enfrentados pela comunidade indígena.


Em segundo, plano faz-se mister, ainda, salientar os preconceitos e discriminação sofridos pelos índios na sociedade brasileira, principalmente nas grandes cidades, onde há maior incidência de migração dos povos indígenas. Desse modo, processo de migração dos índios, especialmente para região urbana, denota uma busca por melhorias na condição de vida, seja por emprego, educação, segurança ou por saúde. Entretanto, o preconceito social e a segregação racial enfrentados por suas culturas e crenças, seja no ambiente escolar ou no mercado de trabalho, ainda é um entrave que deve ser combatido pelo poder público pela sociedade a fim de garantir a equidade e plenitude dos direitos previstos no rol de garantias fundamentais da nossa Constituição Federal.


Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para solucionar o impasse. Urge que o estado em parceria com o MEC ( Ministério da Educação e Cultura) deve ampliar as verbas governamentais destinadas às instituições voltadas ao apoio cultural, social e psicológico dos índios, capacitado-os e os inserindo no mundo digital com cursos de informática, além de proporcionar o aprendizado de idiomas como inglês e espanhol . Ademais, o poder público deve priorizar a questão da preservação dos territórios indígenas, delimitando e ampliando suas terras bem como fiscalizando as áreas de exploração e expansão industriais. Além disso, as famílias em parceria com a escola escolas devem levar a discussão do tema para o ambiente familiar e estudantil. A partir dessas ações, espera-se amenizar esse problema social que, infelizmente, ainda presiste na sociedade brasileira.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!