O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.Entretanto, quando se observa os agrotóxicos e seus efeitos, no Brasil, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejávelmente na prática, e a problemática persiste intrisicamente ligada a realidade do país.Em suma cabe a análise acerca de causas, consequências e possível solução da problemática.






É indubitável que a questão Constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Para o sociólogo francês Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são as suas origens e as condições de que depende.De maneira análoga, observa-se que, no Brasil o uso excessivo de agrotóxicos vem trazendo diversos riscos a saúde, bem como estudos relacionados a doenças crônicas como o câncer e a má formação. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 a 14 mil pessoas sofrem de intoxicações por agrotóxicos no país a cada ano.Entre os fatores que mais influenciam são as empresas que acabam exagerando no uso, para aumentar a produção.






Deve-se abordar, ainda, que a formação da bancada ruralista no Congresso, permite que as limitações ao uso de agrotóxicos não sejam aprovados como projetos de leis, por possuírem ligação direta ou indireta com parte desses lucros.De acordo com a Anvisa, cerca de 1/3 dos alimentos consumidos pelos brasileiros apresentam agrotóxicos. Ademais existe pouca oferta de produtos orgânicos, pois as pessoas não possuem estratégias de produzir em casa, elevando o custo desses alimentos.






Destarte, é imprescindível que o Governo em parceria com a Mídia, crie por meio de verbas governamentais propagandas televisivas que incentive o consumo e venda de produtos orgânicos, bem como a criação de hortas domiciliares que possam produzir alimentos de acordo com a sua necessidade. O Ministério da Agricultura deve criar políticas públicas que visem explicar os malefícios que o consumo excessivo desses alimentos pode gerar, além de fiscalizar e multar empresas que fazem uso incorreto dessas substâncias.Nessa conjuntura, importantes avanços serão obtidos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!