O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: A INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO CLIMÁTICA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL


No que se refere a produção de alimentos no Brasil, é possível afirmar que está diretamente ligado as variações climáticas. Isso se evidencia não só pela variedade de climas do país, mas também pela capacidade de produção agrícola nacional. Sob esses aspectos, deve-se buscar o equilíbrio entre clima e produção alimentícia.


Em uma primeira abordagem, é conivente ressaltar que, no Brasil há vários tipos climáticos como, semiárido nordestino, subtropical no Rio Grande do Sul e equatorial na Amazônia. Nesse sentido, deve-se destacar que, toda planta tem um ambiente ideal para produção, ou seja, umidade, precipitação em época certa e grau de insolação diária, caso da uva no Sul, da palma no Norte e do pequi no sertão do Brasil. Portanto, segundo o geólogo Milton Santos, a produção brasileira depende de inúmeros fatores climáticos como: ventos alísios, umidade relativa e até mesmo o aquecimento das águas do pacífico no Peru.


Em uma análise mais profunda, é pertinente destacar que, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil é considerado um dos principais produtores de alimentos no mundo, devido ao seu clima predominante favorável. Nesse viés, uma drástica variação climática no país poderia ocasionar danos nas lavouras e consequentemente na quantidade produtiva nacional. Embora, já seja perceptível algumas mudanças no clima nacional, por exemplo, o início de uma desertificação no sertão nordestino, ainda é possível reverter esse cenário.


Portanto, para que o Brasil continue sendo um grande produtor de alimentos, é preciso manter as variações climáticas estáveis. O Governo Federal deve criar campanhas continuadas de redução de poluentes, por meio de redes de televisão e rádio com entrevistas de especialistas em sustentabilidade ambiental e produção agropecuária. Espera-se, com isso, equilibrar a variação climática e aumentar a produção de alimentos no Brasil de maneira sustentável.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!