O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Através deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que a sociedade ao longo do seu desenvolvimento encontra obstáculos em sua caminhada. De maneira análoga, um dos principais impasses a ser explorados atualmente é a questão da luta cotidiana dos autistas, os quais buscam ultrapassar barreiras que separam do direito à uma convivência social comum. Com isso, urge a necessidade de promover uma iniciativa para discussão da problemática evidenciada.


Em primeira análise, nota-se que ao longo dos anos por meio de lutas populares, campanhas e projetos de inclusão, pessoas com autismo- transtorno de desenvolvimento grave, tem se tornado mais ativas em relação de maior participação social com acesso à educação e ensino fundamental. Porém, mesmo com investimentos proposto pelo governo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, ainda há problemas relacionados à assistência que lhes é devida e à falta de equipes especializadas no transtorno mental em Unidades Básicas de Saúde-UBS.


Por conseguinte, outro fator a enfatizar nesse caso é o acompanhamento dos pais no crescimento da criança, sendo de suma importância o reconhecimento precoce, pois pode apresentar os sintomas do autismo como, impulsividade, agressão, repetição sem sentido de palavras, entre outras características. Com isso, caso apresentarem esses fatores devem procurar fazer psicoterapias, terapias comportamentais e familiares que podem fornecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e aprendizagem.


Torna-se indispensável, dessarte, que ativistas políticos poderão promover mais recursos em equipes multidisciplinares envolvendo fonoaudiólogos, neurologistas, pediatria e terapeutas ocupacionais a fim de estimular a capacidade mental do paciente. Ademais, a ABRA- Associação Brasileira de Autismo em parceria com o Ministério da Saúde poderá criar, por meio de verbas governamentais campanhas públicas com contextos elucidativos para atrair o público alvo, e enfatizando a importância da inclusão de pessoas com autismo na sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!