O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Causas e consequências da violência no esporte



Durante o Império Romano, eram comuns atrações esportivas, como a luta entre gladiadores. Nesse sentido, entra em voga na atualidade a discussão sobre os fatores que permeiam a violência desportiva no Brasil, a qual se relaciona com a realidade do país, tanto pela sua origem, quanto pelo seu legado.

Em primeiro lugar, a agressividade impregnada no corpo social é criadora desse cenário hostil. Isto é, os jogos - que deviam ser um desvio para a "belicosidade" das nações, em detrimento da guerra - tornaram-se palco para conflitos entre torcedores de equipes diferentes. Conforme mostra uma pesquisa feita pelo portal R7, a qual diz que durante a história das disputas nacionais, mais de 100 pessoas morreram em razão da selvageria nos estádios; o que demonstra uma severa intransigência aos pensamentos diversos.

Outrossim, a hostilidade deixa um clima de insegurança nos esportes. Isso porque diante das barbaridades comuns nos jogos, a plateia passa a ficar em situação de risco. Segundo dados da pesquisa de mestrado do Universo, o Brasil é campeão mundial em óbitos relacionados ao futebol. Tal situação sintetiza a derrota do território contra a plenitude da segurança, que devia ser direito de todo cidadão.

Portanto, percebe-se que esses elementos são formadores do cenário vigente. Por isso, para a amenização do quadro, o Ministério da Educação (MEC), necessita de fazer campanhas na mídia e nas escolas, de modo a alertar naquela sobre os perigos da inflexibilidade e promover competições anuais nesta, nas quais todos os times recebam iguais recompensas pelos educandários ao final dos torneios, como um almoço ou café da manhã de confraternização. Tudo isso visando à tolerância social e à consequente diminuição dos embates causados por ela, alavancando a seguridade também. Destarte, a conjuntura de degladiação atual, semelhante às apresentações romanas, poderá ser enfim transformada.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!