O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No limiar do século XXI, à resistência a vacinação é um dos problemas que o Brasil foi convidado a administrar, combater e resolver. Pode-se afimar que nos últimos anos houve uma queda de imunização no Brasil, como também, houveram problemas no abastecimento de vacinas em diversos munícipios.


Com relação, à queda de imunização no Brasil, de acoro com Ministério da Saúde, às taxas de vacinações no país vem caindo. No ano de 2014, à vacina tríplice viral, vacina da póliomelite e a vacina DTD, obtinham indíces de imunização em mais de 90% da população, entretando em 2017 esses indíces cgegaram abaixo de 80%. Essa queda de prevenção da vacinação, se explica, pelo movimento anti-vacina, que dissemina inverdades, boatos sem fundamentação científica ou fraudes comprovadas, como pro exemplo, o artigo publicado pelo inglês Andrew Wakefield.


Somado a isso, de acordo com o Ministério da Saúde, houveram problemas no abastecimento de vacinas essenciais para munícipios com menos dinheiro para gerir os programas de imunização, aliado á falta de estrutura dos postos de saúde em municípios, gerando o atendimento em poucas salas e poucos profissionais, acaba gerando diversas filas e deixando insatisfeita a população, que pode acabar não realizando as vacinas pela falta de estrutura do posto de saúde.


De acordo com o sociólogo, Émile Durkheim, " A sociedade é como um corpo biológico, onde as partes devem interagir para garantir a coesão e a igualdade", tomando como norte a máxima do autor, para combater à resistência da vacinação no Brasil, serão necessárias alternativas concretas que tenham como protagonistas a tríade Estado, escola e mídia. O Estado, deverá promover melhorias no abastecimento de vacinas para os municípios, como também, melhoras e infraestruutra do postos de saúdes; a mídia, deverá realizar campanhas publicitárias que alertem os perigos da não vacinação, mas também, desvendar os "mitos" que são dissipados nas redes sociais; a escola, deve conscientizar os jovens sobre a importância da vacinação, através de fatores biológicos, em consonância, com os fatores históricos que demonstrem o número de mortes nos séculos passados, por doenças que são previnidas com a vacinação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!