O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre


Tema: EFEITOS DA PIRATARIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA





É notório que, no Brasil, embora exista uma legislação que puna violações dos direitos autorais, a prática de pirataria encontra-se incorporada no modo de vida da população. Nesse sentido, vê-se que isso ocorre devido a normalização cultural dessa prática, que, segundo o escritor Sérgio Buarque, faz parte do "jeitinho brasileiro", no qual o povo busca ganhar vantagens em tudo que participa. Diante disso, é de extrema importância analisar os efeitos e possíveis soluções dessa problemática.





Primeiramente, cabe pontuar que a venda de produtos à preço acessível garante à classe pobre da sociedade um acesso mais facilitado aos bens de consumo. No entanto, apesar disso, a pirataria gera sérios problemas econômicos e de saúde nos consumidores, já que grande parte das mercadorias são frágeis e não seguem as normas de segurança promulgadas pelas políticas de produção material. Em consequência disso, pessoas ficam à mercê de doenças oculares e musculares, visto a fragilidade material dos equipamentos utilizados na fabricação de óculos e sapatos, por exemplo.





Ademais, de acordo com a ética kantiana, as ações dos indivíduos devem se basear no bem coletivo. Sob essa ótica, nota-se que a pirataria vai no sentido contrário a esse pensamento, pois é gerado sérios problemas econômicos em uma nação, devido a sonegação fiscal e a alta concorrência com às indústrias legais. Faz-se necessário, desta forma, alterar tal conjuntura prejudicial ao desenvolvimento nacional, que provoca, também, o aumento do desemprego e, consequentemente, prejuízos no bem-estar social.





Portanto, para diminuir a entrada de produtos piratas no país, que advêm, sobretudo, do Paraguai e países asiáticos, o Ministério da Segurança, em parceria com polícias internacionais, deve, com ajuda de equipamentos tecnológicos, intensificar a fiscalização nas fronteiras e portos, garantindo uma circulação mercadológica legal e, consequentemente, uma arrecadação federal correta. Além disso, é dever das instituições de ensino trabalharem acerca da importância do repúdio às mercadorias ilegais. Assim, será possível desintegrar alguns efeitos do "jeitinho brasileiro".


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!