O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A Questão Da Meritocracia No Brasil Atual é bastante crítica, já que impulsiona inúmeros preconceitos e desigualdades sociais. Tal cenário internou na sociedade a começar do século XIX no sistema de coronelismo devido as altas concentrações de renda dos coronéis. Por conseguinte, essa situação aumentou as distinções sociais e provocou péssimos quadros econômicos no âmbito. Desse modo, o corpo social brasílico ainda enfrenta imensuráveis estereótipos de pobreza e dificuldades para ascensão social em virtude do prejulgamento enraizado. Isso por infelicidade contribuiu para oscilações na formação educacional e profissional devido os precários progressos da comunidade.Diante disso, tornam-se imprescindíveis mudanças para sanar esse conjunto de problemas.


Nesse contexto, esse reflexo social é propagado na obra cinematográfica "A Princesa e o Sapo’’, o qual demonstra as lutas socioeconômicas vividas pela personagem principal Tiana. Essa conjuntura acontece, principalmente, por conta das prenoções enfrentadas pela protagonista e a sua classe social. Dessa forma, o desenho demonstra as dificuldades por parte da princesa em conquistar a ascensão social, o que prejudica a seu conhecimento profissional. Analogamente, esse quadro também verifica-se na pátria brasileira, visto que diversos indivíduos sofrem com as péssimas qualidades de empregos devido a pouca qualificação e o preconceito social. Em virtude disso, eleva-se a divisão das classes sociais na comunidade por conta do prejulgamento aprofundo e as condições financeiras do cidadão. Dessa maneira, lamentavelmente, o sucesso no mercado de trabalho está mais relacionado a uma condição financeira do que propriamente o mérito. Logo, essa triste realidade coopera com as dessemelhanças sociais da nação brasileira.


Outrossim, segundo o Filósofo Jean-Paul Sartre "Não somos aquilo que fizeram de nós, mas o que fazemos com o que fizeram de nós. Dessa forma, o pensador relata que o indivíduo se torna diferente ao deixar a sociedade nos determinar e designar a determinadas posições. Esse quadro dá-se na corporação brasileira, visto que os cidadãos definem a ordem social dos demais por conta de renda, educação e posições na sociedade. Por conseguinte, na maioria das vezes a população imposta a essas divisões enfrentam diversos problemas, principalmente, a saúde psicossocial. Por consequência, a péssima veracidade desses povos é prejudicada cada vez mais em razão da sociedade toxica. Assim, devidos os diversos impasses do corpo social brasileiro é de extrema importância solucionar essa totalidade de problemas.


Portanto , para combater A Questão Da Meritocracia No Brasil Atual é necessária que Ministério da Educação , em parceira com o Poder Público , invistam na reforma de base do país , visando melhorar e tornar acessível o ensino de qualidade para que também seja diminuída a relação de dependências dos fatores econômicos e sociais .Essa reforma pode ocorrer por meio de mais oportunidades escolares , qualificação dos profissionais na rede pública e privada. Além disso, os meios midiáticos devem investir em propagandas com intuito de reduzir os preconceitos ocasionados pelas distinções econômicas por meio de publicidades, anúncios on-line e em rádios. Desse modo, poderá ser revertido a totalidade de problemas oriundos das ordens sociais e prenoções no Brasil.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!