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Educação Domiciliar: solução ou procrastinação?


O autor Herman Hesse narra na sua obra de maior destaque o momento em que o príncipe Sidarta, educado somente no palácio, depara-se com o verdadeiro mundo, notando sua alienação. Nessa perspectiva, diante da discussão da legalização do Homeschol, é imperioso compreendermos a gênese e os possíveis impactos da adoção da educação domiciliar.


Ainda no século XIX, Raul de Pompeia relatava na literatura, por meio de "O Ateneu", as agressões sofridas em ambiente escolar. Paralelamente, mais de cem anos depois, essa cena se repete agora na realidade, impulsionando cada vez mais famílias, amedrontadas pelas possíveis violências escolares, a verem como única solução o ensino em casa. Ademais, tiroteios como o de Suzano, que matou cinco alunos da Escola Estadual Raul Brasil, reforçam tal temor. Contudo, é crucial o entendimento que o isolamento social não sana o problema dos educandários, pois deve ser investido na segurança desses, e não em um novo modelo de se educar.


Conforme a máxima de Paulo Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar as parcelas desfavorecidas, levando-as a entender a sua opressão e buscar sua liberdade. Assim, constata-se que a exclusão das escolas no cotidiano impedi o desenvolvimento de certos aspectos psicológicos, ao exemplo da tolerância, em uma sociedade de diversidade. Além disso, é importante salientar que a aprovação do ensino domiciliar retira parte da responsabilidade do Estado de investir na educação. Desse modo, aumentariam ainda mais as disparidades existentes entre as classes sociais devido aos níveis de escolaridade.


Destarte, é decisivo um maior apoio aos estudantes dentro das escolas, por meio de psicólogos, mediante projetos que visem diminuir agressões, como o bullying, entre os próprios alunos. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação o aumento da aplicação de capital na segurança dos estabelecimentos de ensino, seja através de câmeras de segurança ou até mesmo de planos emergenciais, a fim de criar um ambiente não propicio a violências.

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