O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em um contexto de ascensão política, na Alemanha, o partido nazista primava pela propaganda, visando o direcionamento da crítica social, sendo Joseph Goebbles – Ministro da Propaganda – o responsável pela promoção de uma imagem distorcida. Hodiernamente, a internet pressupõe uma realidade utópica e ilusória, a qual é promovida por influenciadores digitais, que fomentam a padronização de ideais coletivos. Nesse sentido, a fim de atingir uma sociedade plural e livre, essa problemática deve ser atenuada.


Precipuamente, o mundo virtual é o espelho de uma realidade manipulável e uma sociedade fragmentada. Desse modo, consoante ao pensamento de Émile Durkheim, o fato social são valores, normas culturais e estruturas sociais que transcendem o indivíduo, podendo exercer controle social. Similarmente, os influenciadores digitais dispõem de um amplo alcance e ainda, grande poder de alienação sobre seu público, isto é, as ferramentais virtuais são altamente relevantes no contexto da propaganda , recaindo diante de seu emissor, a nutrição de conceitos, ideais e estereótipos.


Outrossim, é mister a massificação do corpo social na internet, fomentando uma cultura de celebridades, mediante uma conjuntura populista e de declínio cultural. Diante disso, de acordo com os pensadores da Escola de Frankfurt, a indústria cultural visa padronizar os conteúdos, a fim de homogeneizá-los, tornando-os, assim, facilmente atingíveis. De modo análogo, os influenciadores digitais, movidos por interesses comerciais e/ou políticos, propagam o direcionamento do público para determinado aspecto, mecanizando uma sociedade apática.


Dado isso, é fato que a propaganda ganhou novas diretrizes no mundo globalizado e informatizado, todavia, fragmentou a pluralidade social. Assim, faz-se necessário que o Ministério Público – órgão que assegura os direitos do cidadão – promova o conhecimento dos riscos inerentes à manipulação virtual, por meio de esclarecimentos e assistência jurídica especializada e ainda, realize a difusão midiática do problema, a fim de garantir a integridade da população acerca desse cenário. Assim, será possível atingir uma sociedade integrada e plural.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!