O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Segundo o artigo 225, todos possuem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Por outro lado, o uso excessivo e inadequado de agrotóxicos acaba por provocar instabilidade no ecossistema, como o efeito estufa e também no desmatamento, uma das principais consequências é a questão indígena. Dessarte, autorizando o uso de agrotóxicos a fim de expandir a fronteira agrícola, é uma realidade contemporânea que traz o avanço da unidade capitalista sobre o meio ambiente.


Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função das emissões de gases durante o uso dos agrotóxicos, problemas ambientais são notados com mais frequência, como o efeito estufa, consequêcia também do desenvolvimento capitalista no agronegócio. De acordo com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, "o clima está mudando mais rápido do que as ações para lidar com a questão", já que a população mundial está degradando o planeta com suas atitudes, mas não estão apresentando soluções para consertar os desastres. Assim, a natureza torna-se vítima das ações humanas.


Além disso, presencia-se uma forte questão indígena na liberação dos agrotóxicos, ao observar o desmatamento juntamente a expansão agrícola. Em uma fala de Mahatma Gandhi, ele diz que o que estamos fazendo para as florestas do mundo é apenas um reflexo do que estamos fazendo a nós mesmo e uns aos outros - tornando assim o dia a dia dos indígenas uma constante luta de sobrevivência. Paralelamente, essa coduta acaba trazendo a redução do espaço utilizado por comunidade e a pessão do governo com o impulso de movimentos sociais.


Portanto, é mister que o Estado tome providência para amenizar o quadro atual. Para a consciência da população a respeito do problema, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas e palestras em meios que atingem várias idades e classes que detalhem o funcionamento e resultados, sugerindo ao interlocutor pesquisar o que está consumindo e usando de plantações. Somente assim, será possível combater o avanço da fronteira agrícola e a desinformação dos indivíduos diante do assunto, ademais, relacionar cconceitos com outros problemas presentes na agricultura e melhorar a relação mutua dos cidadãos com a natureza, trazendo soluções, e aprimorando o que o artigo 225 explicita.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!