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Tema: A relevância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro


Durante o perídodo da Segunda Revolução Industrial, o Estado brasileiro não tinha uma preocupação em oferecer suporte na formação cidadã infantil. Entretanto, a partir da Revolução Técnico- Científica, vivenciada até os dias atuais, ficou-se claro a necessidade de políticas públicas que integrassem a criança na sociedade, tanto no âmbito econômico quanto social. Porém, a desestruturação familiar e a falta de recursos na educação ainda se apresentam como empecilhos.


Sendo a família a principal base de construção no caráter de um indivíduo, problemas nessa estrutura podem formar pessoas prejudiciais a coletividade. De acordo com a neurociência, a criança até aos 5 anos de idade começa a moldar sua personalidade, absorvendo influências externas para tal, assimilando tudo aquilo que lhe é passado. Ou seja, parentes de convívio violento por exemplo, irão transmitir valores e comportamentos que induzem a violência, fazendo disso um ciclo constante.


Ademais, uma boa educação é o principal indicador de desenvolvimento de uma nação. No Brasil tem-se a carência de recursos governamentais para as instituições educacionais, gerando uma condição de aprendizagem ineficiente. O escritor Gilberto Dimenstein analogamente compara um país a uma árvore, sendo a criança a semente e o futuro fruto desta. Logo, é primordial desde pequeno o acesso a um ensino de qualidade, pois a partir disso o aluno já aprenderá a se portar no meio social.


Portanto, faz-se assim essencial providências que minimizem essas questões, haja vista a relevância de uma infância saudável para a cidadania. Cabe primeiramente a mudança de postura interna dos próprios parentes, transpassando por meio de relações abertas de diálogos valores morais, e cultivando hábitos como a leitura, que refreia a ignorância alheia. Além disso, o Governo Federal deve direcionar mais verbas às creches e a pré-escola visando aprimorar o aprendizado, bem como em conjunto com o Ministério da Educação elaborar projetos que desenvolvam na criança a ideia de seus direitos e deveres.




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