O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA LIVRE : DEPRESSÃO E SUICÍDIO NA SOCIEDADE BRASILEIRA


A depressão, doença conhecida como o mal do século, é um distúrbio emocional grave que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro. No Brasil contemporâneo, a depressão também se mostra em números expressivos, causando em casos mais graves dela o suicídio.


A princípio, um estudo fornecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que 5,8% da população brasileira sofre com a depressão, o que em números significa 11,5 milhões de pessoas. Assim, esse problema emocinal que causa tanta melancolia aos seus portadores pode ,entre outros motivos, ser atribuída ao "bullying", aos problemas de ansiedade presentes em nossa sociedade imediatista, aos discursos de ódio que algumas pessoas sofrem nas mídias sociais e aos fins de relacionamento. Dessa maneira, é perceptível que a comunicação e a aproximação para com essas pessoas é uma ferramenta importantíssima para se evitar o pior, o suicídio.
Então, para se combater a pior consequência da depressão, o suicídio, devemos ,além de apoiarmos muito os depressivos, parar de tratá-los com nossas prenoções ,idealizadas e estudadas por Durkheim, de que o suicídio é "falta de Deus no coração" ou ainda "falta do que fazer", parar de apenas debater se tal ato é "certo ou errado" , e sim entender que essas pessoas são seres humanos que no fundo clamam por ajuda, e que por não encontrarem ela no seus núcleos familiares ou fora dele optam por tirar a própria vida.
Portanto, é de extrema importância que ao invés de julgar as pessoas com depressão, busquemos soluções
para tal problemática. Dessa forma, é necessário que as famílias dessas pessoas, com ajuda de algum psicólogo ou orientador, prestem total apoio a elas na luta contra o distúrbio e, ajudem-nas através de carinho, amor, atenção e incentivos buscando mais presença na vida do afetado, mostrando que o amor da família é um dos caminhos para essas pessoas saírem do estado melancólico que se encontram. Assim, visando que os depressivos voltem a ver significado na vida, e as poupem.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!