O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Na série da Netflix ¨Pretty Little Liars¨ retrata o caso de assassinato de Maya. Lyndon, seu ex-namorado, era um stalker desiquilibrado que, após perdê-la e vê-la com Emilly em Rosewood, sente ciúmes e planeja matá-la. Ele troca de nome e muda para Rosewood como aluno de arquitetura, tudo para assasinar a ex-namorada que não ficou com ele. O plano é concretizado, resultando na terrível morte da personagem. Desse modo, percebe-se, que fora da ficção, isso é uma realidade no Brasil. Diante do exposto, convém analisarmos principais causas, consequências e possíveis solução para esse impasse.


Em primeiro lugar, a justiça do Brasil ela é muito morosa. Então, temos no Brasil a justiça que determina que pessoas que cometa crime, agressões e até mesmo femínicidio, sejam presas, e que paguem legalmente por essa questão. Mas, infelizmente a justiça brasileira, muitas vezes, ela é muito lenta, e algumas pessoas demoram para serem punidas, o que aumentam a ousadia na hora de praticar determinados crimes. Segundo o Mapa da Violência feito em 2015, colocou o Brasil como quinto país do mundo, que mais mata mulheres do crime de femínicidio. Dessa forma, vê-se que esse quadro só vem se agravando a cada dia, com o aumento de casos de femínicidio.


Ademais, a lei brasileira, ainda não é tão eficaz. No Brasil, nós temos a lei do femínicidio e as leis que envolvem a agressão contra a mulher. Mas, muitas das vezes, elas não são cumpridas plenamente. Em algumas, decisões, por exemplo, o juiz coloca a necessidade de uma distância física, entre a mulher que foi agredida e o parceiro. É comum vermos que essa distância não é obedecida. Além disso, há algumas situações, que são julgadas como falta de provas de agressão, o que faz inclusive com que haja uma grande discussão por parte da população. Ocorreram situações até mesmo no ano de 2019, de pessoas que foram filmadas praticando atos de agressão, e que para os juízes especificamente, era falta de provas suficientes para punir os indivíduos. Nota-se, portanto, que a falta de importância para esse assunto, é algo bastante preocupante.


Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática. O Governo Federal deve promover mais propagandas sobre esse tema, discutindo esse problema que envolve os crimes de femínicidios, por meio de redes socias, anúncios em emissoras de TV, com objetivo de reduzir os casos de femínicidio no Brasil. Espera-se, com isso, que não venha ter mais vitímas dessa situação como aconteceu com Maya de Pretty Little Liars.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!