O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A mulher brasileira no mercado de trabalho.


Apesar da Constituição Cidadã que foi criada em 1988, ainda existe as diferenças e preconceitos contra a mulher, principalmente no mercado de trabalho, onde, apesar de que é muito comum ver mulheres trabalhando hoje em dia, a dificuldade e o desprezo que elas sofrem persiste nessa sociedade arcaica.


Por certo, as mulheres sofrem esse preconceito a longo prazo, pois suas funções antigamente se limitavam a cuidar da casa, do marido e dos filhos. Mas este fato começou a ter mudança a partir da segunda metade do século XVIII com a Revolução Insdustrial, onde as mulheres começaram a ajudar nas indústrias, como mão-de-obra barata, e isto inseriu definitivamente a mulher na dinâmica produtiva. Porém a diferença salarial era bastante, as mulheres recebiam 60% dos seus salários a menos que os dos homens.


Da mesma forma como vivem hoje em dia, onde apesar da diferença salarial entre homens e mulheres ter diminuido, ainda existe descriminação nessa sociedade patriarcal, em que a população machista pensa que só os homens deve suprir a casa e o meio onde vive. Pesquisas afirmam que as mulheres se sobressaem mais que os homens no mercado de trabalho, entretanto por causa do preconceito de gênero, as mulheres pode estar exercendo a mesma função do homem mas o mesmo ainda ganha o salário maior.


Em suma, torna-se evidente que apesar da mulher se sobressair no mercado de trabalho, ainda existe preconceitos contra ela. Desse modo, cabe à sociedade civil, o apoio às mulheres e aos movimentos que protegem as mesmas e defendem os seus direitos, expondo a postura machista da sociedade. Além disso, passa a ser a função das instituições de educação promover aulas de Sociologia e História, que enfatizam a igualdade de gênero, por meio de palestras, materiais históricos, com o intuito de amenizar e, futuramente, acabar com o patriarcalismo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!