O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Hodiernamente, sabe-se que a presença do esporte no cotidiano da humaninade estabelece um papel importante, pelo fato dele proporcionar muitos benefícios aos praticantes. Nesse contexto, todos os cidadãos – sem qualquer distinção – devem ter o acesso à atividades físicas, pois de um lado o indivíduo pode sofrer as consequências de não pratica-las; de outro, o indivíduo pode ser desvirtuado do mundo do crime. Dessa forma, medidas atitudinais e estruturais fazem necessárias, com vistas a tornar o esporte mais presente na vida dos brasileiros.


É importante destacar, em primeiro plano, que as doenças cardíacas, a obesidade e a osteoporose são os principais riscos da falta de exercício. O fato é comprovado com a pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), na qual a inatividade física é o quarto principal fator de risco de mortalidade global e provoca aproximadamente 3,2 milhões de mortes a cada ano. Entretanto, é inadmissível que apesar de ser um número significativo, o cidadão brasileiro continua a arrumar desculpas para não cuidar da sua saúde.


Além disso, sabe-se que as artes marciais, o futebol, o skate, a ginástica, entre outros esportes, têm sido cada vez mais utilizados como meios para afastar crianças e jovens da marginalidade. Um grande exemplo desse tipo de ação social é o Instituto Ayrton Senna (IAS), que, através do Programa Educação pelo Esporte, já atendeu mais de 80 mil jovens de baixa renda no Brasil. Nesse contexto, percebe-se que a prática de esportes não está relacionada somente a um símbolo de cuidado com a saúde.


Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Desse modo, para o esporte tornar-se mais presente e acessível à população brasileira, é imperioso uma ação do poder público, que, deve por meio de verbas governamentais, investir mais no esporte com academias em praças públicas e quadras poliesportivas nas áreas onde o recurso é escasso. Ademais, urge que as ONG’s intensifiquem as atividades em projetos ligados ao esporte em comunidades mais necessitadas, por meio do redirecionamento de verbas da União. Como resultado, espera-se que a sociedade passe a praticar com mais frequência os esportes, para que assim torne-se mais visível as qualidades que a atividade física pode proporcionar.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!