O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Depressão e seus impactos na sociedade


O recente acontecimento com o comediante, cantor e youtuber brasileiro Whindersson Nunes, evidenciou a importância de uma mente saudável. Apesar de muitos banalizarem o fato, é de extrema importância saber que a ausência do bem estar mental é capaz de causar sérios problemas, podendo levar até mesmo ao suicídio.
É preciso, em primeiro lugar, lembrar que a depressão nem sempre é evidente como no caso citado, que aos 24 anos de idade, o mesmo cita no Twitter que não sente tanta vontade de viver e anuncia depressão. A ideia de ter ou não a doença é relativa, pois, muitas vezes ela pode ser confundida com a ansiedade.
Não obstante, tratando-se da nossa sociedade, é importante salientar que ninguém precisa utilizar-se de atitudes ofensivas na tentativa de "ajudar". Em certos casos a ofensa pode causar danos mentais profundos de difícil tratamento, levando a vítima autoagressão ou um suicídio. Um exemplo a ser citado é Vicent Van Gogh, pintor que foi diagnosticado com depressão após uma briga de navalha com o pintor Paulo Gauguim, que por isso decidiu interromper o trabalho que os dois faziam juntos. Com a partida do amigo, a saúde de Van Gogh piorou e ele chegou a cortar sua própria orelha em um surto,e fazer um autoretrato mutilado. Em seguida, ele se suicidou com um tiro.
Portanto fica claro que problemas relacionados à ofensa, devem ser tratado com a mais antiga e eficaz arma que o ser humano possui, a educação. Aliado a esse passo basilar, urge mais que clamar um projeto onde as pessoas que sofrem com a doença possam se socializar, além de uma maior disponibilidade de psicólogos nas escolas e faculdades, onde é possível que esteja a maior parte das pessoas que sofram com esse mal cada vez mais recorrente no século XXI. É válido mencionar o papel de ONG's e da sociedade como um todo, que podem, por meio de palestras e grupos de apoios, tentar ajudar na solução ou diminuição do caso.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!