O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Segundo Duarte e Frei, rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. As redes sociais, na sociedade hodierna, desempenham um papel importantíssimo, funcionando até mesmo como ferramenta, positiva e negativa, de acesso ao mercado de trabalho.


Precipuamente, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 69% da população brasileira está online. À vista disso, a rede social se torna positiva como acesso ao mercado de trabalho, dado ao fato de que 90% das empresas também possuem rede social. É inegável que em redes sociais como linkedin, facebook, dentre outros, a relação empregador-empregado se tornou bem mais estreita e acessível. Por um lado, o empregado tem um espaço para divulgar suas especializações e pontos fortes. Por outro lado, o empregador tem acesso à informações mais específicas do que as disponíveis nos currículos.


Não obstante, existem também pontos relativamente negativos, especialmente para os empregados. Nota-se, por exemplo, que a quantidade de comentários, publicações má pensadas e fotos má utilizadas deterioram a imagem do contratado e minam a possibilidade de ser incluido nas necessidades das empresas contratantes. O brasileiro, lamentavelmente, ainda precisa aprender a se portar nas redes sociais, de forma respeitosa, inclusiva e positiva, sem atacar outros usuários e consequentemente minar possíveis ofertas de emprego.


Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de inserir, de forma cada vez mais eficaz, a relação empregador-empregado nas redes sociais. Posto isso, cabe ao Ministério do Trabalho em paceria com o Ministério da Justiça a criação de paletras e conferências, oferecida por profissionais do trabalho e da justiça em redes sociais, que instruam os que buscam ser contratados como se portar de forma correta e justa nas redes sociais, por meio de aulas, apostilas e encontros com profissionais, com o fito de despertar uma relação cada vez mais estreita e positiva para ambos os lados da relação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!