O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A Gravidez na Adolescência em Questão no Brasil é altamente crítica, visto que na maior parte ocasiona diversos problemas psicossociais e econômicos. Isso sucede em razão das limitadas orientações e auxílios por parte das instituições de ensino e familiares. Por conseguinte, essa realidade provoca o precário uso dos métodos contraceptivos que favorecem para uma gestação indesejada. Em virtude disso, por infelicidade inúmeras jovens abandonam o âmbito escolar devido ao preconceito velado da sociedade e as inúmeras fragilidades emocionais. Assim, tornam-se necessárias medidas para solucionar esse conjunto de problemas.


Nesse Contexto, esse reflexo social é abordado pelo autor Lima Barreto em sua obra "Clara dos Anjos ". Desse modo, relata o prejulgamento e a fragilidade emocional vivido pela personagem principal devido uma gravidez precoce. Essa conjuntura dá-se em virtude da falta de informações e o péssimo estereótipo formado acerca da figura da mulher. Analogamente, fora da ficção, essa realidade ainda se faz presente no corpo social brasileiro, visto que diversas meninas sofrem julgamentos diante a uma gravidez precoce. Dessa forma, provoca muitos impasses psicológicos e sociais nas gestantes, o que contribui com a insegurança. Logo, infelizmente, várias adolescentes submetem-se a abortos clandestinos com intuito de amenizar a problemática. No entanto, esse contexto ocasiona mais impasses na sociedade, visto que na maioria das vezes esses procedimentos provocam maiores transtornos mentais e até mesmo a morte materna.


Além disso, um dos maiores responsáveis pelas gestações indesejadas são as constantes violências sexuais na sociedade brasileira. Desse modo, segundo o Ministério da Saúde no período de 2010 a 2016 inúmeras meninas entre 10 a 14 anos ficaram grávidas em decorrência de abuso sexual. Por conseguinte, essa população por infelicidade tem a infância usurpada por conta das agressões e das imensas instabilidades psicológicas. Dessa forma, essa triste realidade cria ainda mais obstáculos para o desenvolvido psicossocial das jovens, o que provoca o distanciamento da juventude. Por causa disso, muitas meninas enfrentam imensuráveis contratempos nos meios de convívio sociais. Isso acontece também em razão da falta de apoio do Estado a programas dirigidos para mulheres em maior vulnerabilidade a gestação precoce. Diante disso, tornam-se imprescindíveis medidas para sanar essa problemática.


Portanto, para combater a Gravidez na Adolescência em Questão no Brasil é necessário que o Ministério Público simultaneamente aos meios de comunicação invista em campanhas alertando e informando sobre a importância do uso dos métodos contraceptivos por intermédio de propagandas, publicidades, anúncios on-line e outdoor pelos municípios com intuito de minimizar as gestações indesejadas. Além disso, é bastante importante que as instituições de ensino contratem profissionais da saúde como psicólogos para auxiliarem adolescentes gravidas tanto vitimas de traumas quanto de relações consensuais. Desse modo, irá reduzir a Gravidez na Juventude no Brasil.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!