O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre













ATENÇÃO!

Esta redação ainda não foi corrigida, espere até 72h úteis(3 dias úteis) após o envio para ver a correção!



Tema escolhido: Tema livre


Tipo de redação: Enem




Mudanças climáticas globais e Brasil




A Revolução Industrial- período de modernização- acentuou não só a rapidez no desenvolvimento de produtos, mas também o desgaste ambiental ao longo dos anos. Em analogía ao século XXI, percebe-se as mudanças climáticas como um dos fatores gerados por aquela degradação, cujos impactos nos ecossistemas, bem como no âmbito social devem ser modificados.




Em primeiro plano, Hans Jonas, filósofo contemporâneo, em sua teoria sobre o princípio da responsabilidade, ressalta que ser ético é promover ações pensando nas próximas gerações. No entanto, tal fundamento se torna comprometido quando se analisa as alterações climáticas decorrentes da intensa emissão dos gases poluentes, como o CO2, hordiernamente, que tem ocasionado consequências, muitas vezes irreversíveis aos biomas brasileiros. Como exemplo, a ameaça recente no país, do branqueamento dos corais e perda de algas que se abrigam nesses cnidários por conta do aumento das temperaturas, comprometendo as cadeias alimentares nesses ambientes. Nesse sentido, buscar alternativas é imprescindível para reverter tais ocorrências negativas á natureza e para o próprio ser humano.




Por outro lado, Thomas Hobbes, escritor contratualista, assegura que o homem é mau por essência, cuja condição necessita de um Estado para garantir a ordem social. Entretanto, a negligência governamental, assim como da sociedade em relação à mudança do clima impede o funcionamento eficiente do Brasil, a medida que amplia os problemas de saúde à população. Sob esse viés, evidência - se o aumento da ploriferação dos mosquitos vetores de doenças, como a dengue, devido as altas temperaturas que possibilita um ambiente propício para a sua reprodução. Dessa forma, ações políticas são importantes para impedir esses impasses no país.




Infere-se, portanto, medidas mais efetivas, as quais visem modificar os impactos enfrentados sobre as mudanças climáticas no Brasil. Por essa razão, cabe as escolas, por meio do ensino-aprendizado, inserirem palestras por profissionais especializados a respeito dos riscos do aumento das temperaturas nos ecossistemas, a fim de trabalhar a diminuição individual de poluição, como andar apenas de carro. Como também, a Receita federal, através da redução dos impostos as empresas que minimizarem a emissão dos gases poluentes, com o intuito de alterar a acentuação da variação de clima e suas consequências. Com isso, será possível impedir os agravamentos daquela problemática no país.









Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!